segunda-feira, 6 de maio de 2019

Secretária-adjunta de Trabalho fala sobre ações para geração de emprego


A secretária adjunta de Estado do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), Nilce Cardoso, concedeu entrevista ao programa “Portal da Assembleia, exibido nesta segunda-feira (6), no quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia. Ela falou sobre as políticas públicas de geração de emprego e renda colocadas em prática pelo Governo do Estado.

Segundo a secretária, o governo Flávio Dino (PCdoB) tem se portado na contramão do que se observa no país do que é uma determinação em termos de política macroeconômica, no cenário nacional, de política restritiva. “O Governo do Estado tem procurado ampliar as bases de investimentos com políticas anticíclicas. Nesse sentido, temos vários programas em andamento”, pontuou.

Nilce Cardoso citou o programa “Mutirão Rua Digna” e “Mais Emprego” como exemplo de ações do Governo do Estado com o objetivo de geração de emprego renda. “O “Rua Digna” tem como foco zonas muito precárias no estado, em termos de infraestrutura e, no primeiro momento, prioriza os municípios com menos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Além do resgate das condições dignas de moradia, esse programa envolve os moradores da comunidade nos projetos de pavimentação de ruas, remunerando-os pelo serviço prestado, e capacitando-os”, esclareceu.

Por sua vez, Nilce Cardoso destacou o programa “Mais Emprego” que é voltado para o estímulo às pequenas empresas que, ao gerarem um posto de trabalho, recebem um incentivo de três meses que diminui o valor pago dos impostos. “Isto estimula a formalização do emprego e o surgimento de novos postos de trabalho”, acrescentou.

Orientações de Microcrédito

Nilce Cardoso disse que a SERTRES, embora não oferte microcrédito, oferece orientações àquelas pessoas que queiram investir numa pequena iniciativa, inclusive de empreendedorismo individual. “Nesse sentido, temos um convênio com as entidades financeiras oficiais (BNB, CEF e BB) para que essas pessoas saibam como acessar essas pequenas linhas de crédito”, esclareceu.

“Temos mantido contato com a Associação de Trabalhadores da Construção Civil Pesada Desempregados no sentido de que formem uma cooperativa para que, assim, assim possam oferecer seus serviços tanto a empresas como a consumidores individuais. Além disso, temos um cadastro de qualificação para atender a demanda identificada na área de capacitação de mão de obra. Temos buscado incessantemente contribuir no enfrentamento do problema do desemprego em nosso estado”, afirmou Nilce Cardoso.

A secretária explicou que o eixo economia solidária trabalha com o fomento às iniciativas de geração de renda de maneira associada e, como exemplo, citou o trabalho que é feito junto à Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos. “Na região metropolitana de São Luís, já estamos avançando para o aluguel de galpões em parceria com a Prefeitura e com o Judiciário. Capacitamos todos os envolvidos. Nos galpões, eles recebem os resíduos e vendem. Mas queremos avançar no sentido de que eles posam ter atividade de reciclagem e ampliar ainda mais a sua renda”, ressaltou.

Ao finalizar a entrevista, Nilce Cardoso destacou a existência do Centro de Referência de Economia Solidária (CRESOL), que é uma espécie de laboratório, onde são incubados os empreendimentos para se afirmarem no processo produtivo de consumo. Ela deixou os contatos da SETRES para os interessados em obterem maiores informações, que são os seguintes: Instagram: @setresmaranhão @Cresolma Facebook: secretariadotrabalhoma Twitter: setresma Contato: 98305 – 5446.

Nenhum comentário:

Postar um comentário