quinta-feira, 6 de junho de 2019

Batizado do Boi Pirilampo acontece neste sábado na Cohab


A temporada junina será oficialmente aberta neste sábado, dia 08 de junho, para um dos mais tradicionais batalhões da cultura maranhense. 
Trata-se do Boi Pirilampo, cujo batizado será realizado a partir das 20h, na sua sede, localizada na avenida 10, no bairro Cohab Anil III, em São Luís. 
A brincadeira, que este ano comemora 23 anos de atividades, terá como padrinho o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), que, esta semana, recebeu a visita do ex-vereador e presidente do Bumba-Boi, Renato Dionísio. A madrinha será a jornalista e apresentadora, Carol Carvalho.  
“É uma honra poder apadrinhar o Pirilampo, tradicional batalhão de Bumba-Boi e que ao longo dos anos vem exaltando e levando a nossa cultura popular para todos os cantos do Maranhão, do Brasil e do mundo”, disse o parlamentar. 
O Pirilampo possui 16 CDs e um DVD gravados e já rodou o mundo exibindo a cultural popular maranhense. 
Possui em seu repertório toadas que continuam encantando o público, como “Esqueça”, uma das mais tocadas nos arraiais. 
Este ano, a exemplo do que vem ocorrendo a décadas, participará ativamente do São João de Todos Nós. 
“Apesar de recebermos o nome de Boi Pirilampo, desde o nascedouro não nos vemos como um Boi tradicional. Os bois tradicionais tocam apenas um sotaque, nós executamos os quatro sotaques. Quase sempre eles nascem de uma promessa, alguns em casas de culto afro descendentes. Não nascemos de promessa, nem motivados por obrigação religiosa, assim, desde sempre, nos reconhecemos como um grupo alternativo, que mesmo respeitante ao tradicional, posto que é lá que buscamos inspiração, se enxerga alternativamente”, afirmou Renato Dionísio. 
“Em nossos primórdios, além dos músicos e dos personagens -- Boi, Vaqueiro, Cazumbá, Chico e Catirina -- existiam apenas as Índias, Índios, e Rajados. Depois foram incorporados os Vaqueiros, os Caciques e Guerreiras, pela ordem, o que aumentou consideravelmente. Somos uma centena, o número de componentes do corpo de bailarinos. O Pirilampo e uma obra que jamais, por mais genial que fosse o pretendente, seria erigida por uma vontade somente, um único saber. Definitivamente, somos fruto do ajuntamento de valores, do acasalamento de aptidões, do matrimônio entre a alegria e o dever de ser feliz”, completou. 

O QUE: Batizado do Boi Pirilampo.
QUANDO: Neste sábado, dia 08 de junho, às 20h. 
ONDE: Na sede da brincadeira, localizada na avenida 10, nº 30, bairro Cohab Anil III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário