quinta-feira, 27 de junho de 2019

Governo e grupo de mulheres empreendedoras discutem autonomia econômica, em Paço do Lumiar



Na última quarta-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com grupos de mulheres produtoras de Paço do Lumiar, promoveram o “Seminário Municipal sobre políticas públicas para autonomia econômica e empoderamento das mulheres luminenses do contexto da economia solidária”. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do Município, e reuniu várias instituições que atuam nas temáticas do empoderamento feminino.

O seminário tem o objetivo de sensibilizar gestores públicos municipais e territoriais, para conhecerem e apoiarem as iniciativas de economia solidária e geração de renda, desenvolvidas pelos grupos de mulheres empreendedoras da localidade.

Durante o evento, foi formada uma comissão responsável por acompanhar os encaminhamentos do evento, visando a mobilização de políticas públicas de inclusão social e produtiva para Paço do Lumiar, com base na temática proposta no encontro.

A atividade faz parte de um conjunto de ações implementadas, por meio do projeto ‘Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidário’, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Setres, em parceria com a Fundação Grupo Esquel Brasil. A iniciativa beneficia centenas de pequenos produtores e produtoras, em várias regiões do estado, oferecendo formação, qualificação, articulação de parcerias e doação de equipamentos e materiais para fortalecer a produção desses empreendimentos e ampliar a geração de renda entre eles.

A doutora e professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Meire Ferreira, especializada em pesquisas voltadas para o público feminino, foi uma das palestrantes do evento e ressaltou que as ações da economia solidária colaboram diretamente com o processo de desenvolvimento, autonomia social e econômica das mulheres. “A nossa sociedade além de ser marcada pelas relações econômicas e étnicas, tem grandes problemas também, nas relações de gênero, por isso, é de grande relevância discussões como esta, que geram o fortalecimento do empoderamento feminino”, disse.


O evento contou com a parceria da Associação de Mulheres de Paço do Lumiar (Ampluma), que é um dos grupos acompanhados pelo ‘Maranhão Desenvolvido, Mais Justo e Solidário’, na localidade. “Este momento é importante porque incentiva a autonomia de mulheres por meio do trabalho”, disse Rosinélia Almeida, presidente da Ampluma.

Kátia Neves, da Associação das Mulheres da Economia Solidária Luminenes (Madesol), que também é beneficiada pelo projeto, mencionou a importância do governo para sua atividade econômica: “A Secretaria do Trabalho soube escutar e valorizar o que nós, mulheres, realizamos”, pontuou.

“Eu trabalho para garantir renda e sustento da minha família, cuido das atividades domésticas do meu lar, da educação dos meus filhos. É importante participar de um momento como este, que tem o objetivo de trazer melhorias que ajudarão nessa tarefa de ser mulher empoderada e com autonomia financeira e social”, afirmou Jeane da Silva, moradora de Paço Lumiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário