segunda-feira, 17 de junho de 2019

Setres levará ações de qualificação, infraestrutura e geração de renda a comunidades atendidas pelo ‘Pacto pela Paz’



Os secretários de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves e da Segurança Pública, Jeferson Portela, reuniram na tarde desta segunda-feira (17) para alinhar parceria em ações de qualificação, geração de renda e infraestrutura nas comunidades atendidas pelo programa ‘Pacto pela Paz’, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Durante a reunião, foi definido que, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), serão levadas às comunidades ações do programa ‘Mutirão Rua Digna’ que proporciona qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico, e com a criação de postos de trabalho aos moradores das comunidades. Além disso, também serão levados aos moradores cursos do programa ‘Mais Qualificação’.

“Articulamos uma grande parceria que visa contribuir com a melhoria na acessibilidade das comunidades atendidas pelo programa ‘Pacto pela Paz’, que é desenvolvido pela SSP, e é uma das prioridades do governador Flávio Dino. Por meio dessa parceria construiremos um projeto unificado que oportunizará trabalho e qualificação aos moradores dessas localidades ”, explicou o secretário do Trabalho, Jowberth Alves.

Participaram da reunião também, o tenente Jorge Ferreira, coordenador do ‘Pacto pela Paz’ e o assessor especial de Programas e Projetos da Setres, Sayd Zaidan.

Pacto pela Paz

Instituído em 2015, o programa Pacto pela Paz, visando reduzir os índices de criminalidade por meio de ações preventivas e educativas, em uma parceria da polícia com a comunidade.

O programa reúne uma série de ações para reestruturação da Segurança Pública do Maranhão. As iniciativas envolvem a contratação de mais policiais, promoções, investimentos em formação profissional, tecnologia e infraestrutura.

O diálogo com a população, através do estreitamento das relações com as lideranças comunitárias, e a realização de cursos e oficinas para estimular a cultura de paz são outras vertentes do programa social.

Mutirão Rua Digna

O Mutirão Rua Digna leva qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico das comunidades. O programa também tem viés econômico, visto que gera renda aos comerciantes locais com venda de materiais e também aos trabalhadores da obra, a partir da geração de postos de trabalho. Há, ainda, a dimensão social, já que apenados da justiça são responsáveis pela fabricação de parte dos bloquetes utilizados nas pavimentações. Com investimentos de mais de R$ 13 milhões, o programa já beneficiou 2.247 trabalhadores e 37.143 famílias. A meta de investimento para 2019 é de R$ 6 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário