terça-feira, 30 de julho de 2019

‘Acorda Trabalhador’ ressalta dicas sobre uso das redes sociais e mercado de trabalho



Como você se “vende” nas redes sociais? Que conteúdo você curte e compartilha? O que comenta e como comenta? As respostas para essas questões, ajudam a formar seu marketing pessoal, tanto positivamente, quanto negativamente, o que pode influenciar na hora de conseguir uma oportunidade de emprego.

A importância do uso das redes sociais como canal para ampliar o ‘networking’ e consequentemente, as oportunidades no mercado de trabalho, foi a temática principal da atividade ‘Acorda Trabalhador’, nesta terça-feira (30), na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de São Luís. A atividade é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou que o tema reforça os objetivos da atividade semanal, realizada no Sine. “A ideia do ‘Acorda Trabalhador’ é exatamente essa: trabalhar a motivação, informar, capacitar e melhorar as condições daqueles trabalhadores e trabalhadoras que buscam algum serviço por meio do Sine. É de suma importância, o profissional estar por dentro de todas as exigências do mercado de trabalho e, o Governo do Estado, tem a sensibilidade de oportunizar qualificação em todas as áreas, aos nossos trabalhadores, para que quando surgirem às oportunidades, eles estejam preparados”, ressaltou.

O mediador do diálogo, sobre mercado de trabalho e uso das redes sociais, aos trabalhadores, foi o jornalista, Robert Valporto. Ele destacou a importância de apresentar as informações e deu dicas sobre a temática aos usuários do Sine.

“Às vezes o trabalhador não tem a dimensão do quanto sua rede social serve de marketing pessoal, tanto positiva, quanto negativamente. Assim sendo, foi um momento muito importante para germinar esse entendimento, para os que estavam ali, em busca de algum atendimento no Sine. É fundamental também, levar em consideração algumas dicas para não cometer nenhum erro nas redes sociais; tais como: compartilhe sempre fotos saudáveis; seja cauteloso; evite dar opiniões muito agressivas; não fale de outras pessoas, de empresas às quais já trabalhou, ou ex-chefes; evite postar frases clichês e evite postar desabafos”, ressaltou.


Ainda de acordo com Robert Valporto, que tem pós-graduação em Gestão Pública e em Assessoria e Gestão da Comunicação, as empresas olham nas redes sociais, principalmente, a ortografia do profissional, o que ele compartilha, o que comenta e as fotos que publica.

Para o estudante Deivid Aguiar, de 16 anos, que participou do ‘Acorda Trabalhador’, as dicas repassadas na atividade, irão ajudar a ter mais cautela com o que compartilha nas redes sociais. “Aprendi que o que posto nas minhas redes, é como eu me mostro para todos que olham, inclusive empresas em que posso trabalhar futuramente. É como se fosse meu currículo. Por isso, vou ter mais cuidado com o que vou postar e comentar no Facebook e Instagram”, disse.

Muito antenada nas redes sociais, a estudante Kal thler Campos, de 16 anos, diz que já tem o cuidado de analisar bem o que publica e compartilha, e acredita que o conteúdo contribui positivamente para o seu marketing pessoal. “Acho que o que posto em todas as redes, ajuda na construção de um bom perfil para um futuro emprego. Tenho sempre cuidado de postar apenas fotos de viagens ou da família, além de não fazer nem um comentário agressivo ou coisa do tipo”, conta.

‘Acorda Trabalhador’

Realizado semanalmente às terças-feiras, o ‘Acorda Trabalhador’ é voltado ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos; acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

‘Ação Germinar’

O ‘Acorda Trabalhador’ integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário