sexta-feira, 5 de julho de 2019

Centro de Referência Estadual em Economia Solidária, completa um ano de atuação junto a pequenos produtores

O primeiro Centro de Referência Estadual em Economia Solidária (Cresol), do Maranhão, comemorou um ano de existência e atuação junto a pequenos produtores do estado, na última quarta-feira (3). Iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), o Cresol tem o objetivo de fortalecer os processos de identificação, capacitação e comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários do estado.
A celebração teve início, com a programação tradicional da ‘Quarta Cultural’, com música ao vivo, sessão de poesias, cordel, entre outras atividades autorais de artistas maranhenses.
O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, ressaltou a importância do Cresol, enquanto política de incentivo ao setor, que visa oferecer oportunidade de desenvolvimento e geração de renda para os empreendimentos econômicos solidários e sociedade civil organizada.
“O Cresol é um importante espaço de articulação para as ações estruturantes da Economia Solidária, no Maranhão. Pessoas de várias regiões do estado, já tiveram a oportunidade de expor seus produtos aqui”, pontuou o secretário Jowberth Alves.
Cresol

Vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidaria (Setres), o Centro Estadual de Referência em Economia Solidária do Maranhão (Cresol), foi criado em junho de 2018 e está localizado na rua de Nazaré, 173, no Centro Histórico de São Luís. A iniciativa destaca-se por ter seu processo de gestão compartilhada, onde todas as ações desenvolvidas, contam com a participação direta do governo do estado e dos grupos e pequenos produtores atendidos pela Instituição. O espaço fomenta o processo de cooperativismo e associativismo para o fortalecimento das cadeias produtivas no estado. Conta também, com a comercialização, formação, capacitação, incubação, comunicação, trocas e finanças solidárias, contribuindo com a sustentabilidade econômica, social e política dos empreendimentos solidários; assim como oportunidades de articulação com entidades que atuam com o seguimento.
Referência internacional
A experiência do Cresol foi destaque durante a Conferência Intercontinental da ONU, que aconteceu no mês de junho, em Genebra, na Suíça. A iniciativa foi pautada como uma referência para outros países para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, proposta pela ONU, para ser trabalhada no período de 15 anos, com vista em uma sociedade mais justa e digna para todos os povos.
 Economia Solidária
Os empreendimentos de Economia Solidária atendidos pelo Cresol, são organizações associativas, de cunho autogestionário, sem relação de “patrão e empregado”, com o foco na relação de trabalho e renda. Além disso, os empreendimentos visam o desenvolvimento local, com uso sustentável, que vai desde a matéria-prima à gestão de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário