terça-feira, 2 de julho de 2019

Governo discute políticas públicas da Economia Solidária com artesãos e agricultores de Alcântara, Lago Pedra e Turiaçu



Pautando a produção dentro da agricultura familiar e artesanato no Maranhão, o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, esteve reunido, na manhã desta segunda-feira (01), com grupos de artesãos e agricultores dos municípios de Alcântara, Lago da Pedra e Turiaçu.

O encontro serviu para que os grupos de produtores apresentassem demandas, dos referidos municípios, que objetivam a recuperação da infraestrutura e recursos que ajudarão a gerar trabalho, emprego e renda – principalmente a energia elétrica, equipamentos e poços artesianos – o que servirá de estímulo aos pequenos produtores, potencializando o empreendedorismo nas localidades.

O secretário Jowberth Alves, destacou a importância de audiências como essa a tais grupos. “A maneira mais eficaz de desenvolvermos políticas públicas de incentivo e melhoria na qualidade do trabalho prestado pelos pequenos produtores é ouvir constantemente os agentes desenvolvedores dessas atividades. O governador Flávio Dino tem compromisso firmado em potencializar essas atividades”, frisou.

Participaram da reunião, o subsecretário do Trabalho, Genilson Alves; a chefe de gabinete do deputado federal Zé Carlos, Patrícia Carlos; e a assessora do programa ‘Maranhão Mais Justo’, Jordânia Pessoa; a representante do grupo de artesãs de Alcântara, Rosângela Gomes; o representante dos agricultores de Lago Pedra, Ademar Costa; o educador popular do município de Alcântara, Servelo Borges; a coordenadora da Sebap, Luíza Mendes e o presidente de associação e cooperativa de abacaxi e demais frutas de Turiaçu, Osvaldo Luiz.


‘Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário’

Com o projeto, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho da Economia Solidária (Setres), está fazendo a inserção produtiva das populações que se encontram em situação de extrema pobreza no Maranhão. As ações são realizadas através do fortalecimento de pequenos empreendimentos com viés econômico-solidário, em várias regiões do estado. Desta forma, a gestão estadual implementa ações estratégias de desenvolvimento da gestão, produção, comercialização e consumo nos empreendimentos, a partir das potencialidades econômicas de cada localidade.

Por meio da iniciativa, centenas de pessoas estão sendo beneficiadas com capacitação, assessoria técnica e consultoria para autogestão e formalização de seus empreendimentos. Os pequenos produtores recebem, ainda, materiais de insumo, equipamentos e qualificação para melhorar a qualidade de seus produtos, agregar valor e ampliar a produção. Outro benefício do projeto é o Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (Cresol), que é um espaço de articulação e suporte nos processos formativos, e que também faz a comercialização da produção dos empreendimentos atendidos pelo projeto.

O projeto que tem duração de 2 anos, contempla ainda, a articulação com outras políticas de crédito especial para os empreendimentos atendidos, além da formação de redes colaborativas que visam o fomento de políticas públicas estaduais e municipais, para o desenvolvimento do segmento no Maranhão.

Para expandir a política pública de trabalho e renda em todo estado, o projeto beneficia pequenos produtores em 50 municípios, distribuídos nos territórios dos Lençóis Maranhenses e Munim; assim também, como o Médio Mearim, Cerrado Sul, Amazônico, Baixo Parnaíba, Cocais, Vale do Itapecuru, Baixada Maranhense e Campos e Lagos e Região Metropolitana no Estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário