quarta-feira, 24 de julho de 2019

Manifesto à militância e aos dirigentes do PT do Maranhão




*Por Coletivo Resistir - Resistência Socialista*

Companheiros e companheiras,
Manifestamos plena concordância com a necessária unidade do PT do Maranhão. Defendemos um formato de unidade que ouça e valorize o que nosso partido tem de mais importante: sua base partidária e social. Uma unidade que apresente um programa e um projeto definido e discutido com nossas lideranças municipais, que estão também no enfrentamento cotidiano aos retrocessos que vem acontecendo no Brasil. Esse princípio que sempre defendemos foi o que nos motivou a construir um Coletivo cujas decisões mais abrangentes são tomadas de forma democrática, respeitando-se a opinião da maioria. Por isso que não definimos se teremos ou não um candidato deste Coletivo à presidência estadual do PT, uma vez que uma decisão dessa envergadura não pode ser uma imposição vertical. 

Defendemos também que cada força do partido deva ter, preferencialmente, uma chapa própria, para que, de forma democrática e valorizando a pluralidade interna, estabeleçamos a real correlação de forças e possamos debater teses diversas, afinal unidade não significa centralismo. Julgamos, além disso, que os distintos coletivos participantes do pleito devem manter-se coerentes com aquilo que – por meio de suas propostas e teses – querem e defendem para o Partido, e essa coerência tem que ser a todo tempo, e não mudando de acordo com as eleições internas. Nesse sentido é que entendemos que devemos sim buscar, logo após a definição da representatividade de cada força, a máxima união possível. 

Concordamos com a importância do PT estar forte, para que possa ser protagonista nas próximas eleições. E esse fortalecimento do PT tem sido nosso objetivo desde a concepção de nosso Coletivo, razão pela qual defendemos o fortalecimento dos projetos de candidaturas (majoritárias e proporcionais) tanto nos municípios, quanto na capital e, de modo geral, no cenário estadual, no sentido de nos posicionarmos como um partido grande que somos. Tanto é assim que fizemos questão de que essa nossa defesa constasse em Ata da última reunião ampliada do Diretório Municipal do PT de São Luís e em reunião da Executiva Estadual do PT/MA. 

Nesse contexto, estamos totalmente abertos e disponíveis ao diálogo para que o PT saia fortalecido desse processo de renovação de suas direções. O Congresso é um espaço importante onde vamos debater teses, ideias, programas para o PT e para a retomada de espaços que nos garantam defender, de forma mais forte e organizada, a classe trabalhadora. Queremos um PT que resista, mas que também sonhe. Que caminhe no sentido de resgatar nossas bandeiras, reencantar nossa militância, resistir bravamente contra os absurdos desse governo maldoso e despreparado e lutar incansavelmente pela liberdade de Lula, só assim nosso povo será feliz de novo. 

Saudações petistas. #LulaLivre

Coletivo Resistir - Resistência Socialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário