sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Caravana Quilombola leva formação e serviços à comunidade tradicional de Central do Maranhão

As comunidades quilombolas do município de Central do Maranhão tiveram uma semana agitada por conta as atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Caravana Quilombola. A programação teve início na terça-feira (30).
Depois de uma ampla mobilização, a semana começou com seminário de formação para a equipe do CADÚnico da Secretaria de Assistência Social do município. Os assessores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizaram a oficina de “Orientações técnicas dos trabalhos com famílias nos territórios tradicionais no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”.
Cláudia Neta, assessora da Sedes, esclarece a importância do seminário. “Este trabalho reforça o atendimento às famílias tradicionais e específicas, além da marcação no CADÚnico, mostrando aos técnicos do município o procedimento correto para que o quilombola tenha todos as garantias da assistência social”.
Nos quilombos Monte Cristo e São Sebastião, a Sedes ainda promoveu oficinas de identidade cultural, gastronomia das comunidades quilombolas, aproveitamento integral dos alimentos e exibição de vídeos sobre os serviços de proteção a atendimento às famílias.
Os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mantiveram reuniões com os gestores de saúde do município, médicos e enfermeiros para alinhar as ações e atendimentos nas comunidades. “Essas reuniões servem para acertar os detalhes dos atendimentos, também para sensibilizar e refletir sobre o atendimento à população negra com suas características e especificidades”, reforça Patrícia Rodrigues, assessora da SES.
Na tarde de terça, foi realizado o “Seminário intersetorial: políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais no contexto do Programa Maranhão Quilombola”. Os técnicos e assessores das diversas secretarias de Estado presentes na Caravana explicaram o funcionamento do programa e apresentaram as ações que o Governo do Maranhão desenvolve nos quilombos.
José Cerzito Morais Soares, liderança de matriz africana, opina sobre as ações desenvolvidas. “Na minha ótica, esta Caravana é um fortalecimento das políticas públicas para os quilombolas e para a matriz africana. O resultado é a melhoria da qualidade de vida e do sentimento de pertencimento à nossa etnia”, afirmou.
Este seminário foi voltado para os gestores públicos, professores, enfermeiros, médicos, lideranças políticas, comunitárias, quilombolas, de matriz africana e teve a participação de gestores e assessores das Secretarias de Estado SES, Sedes, SEMU, SAF/Agerp/Iterma, Seejuv e Setres, com a coordenação da SEIR.
“É importante dizer para o povo do Maranhão o que o Governo do Estado está fazendo e inovando em relação à política de igualdade racial, e este seminário foi uma prestação de contas com a população do Maranhão e de Central, em particular”, explica Socorro Guterres, secretária-adjunta da SEIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário