sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Setres leva informações e conhecimentos a pequenos produtores, na 18ª Agritec, em Presidente Dutra



Secretário do Trabalho, Jowberth Alves, em visita aos stands de pequenos produtores durante a 18 AGRITEC

Com foco em levar informações e conhecimentos aos produtores e demais participantes da 18ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), levou para o evento, oficinas de artesanato, além de apresentar ações do órgão de apoio aos pequenos produtores.

A Agritec é uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF) e parceiros do âmbito público e da sociedade civil organizada, que reúne produtores e profissionais, levando conhecimento sobre a comercialização de alimentos; criação de animais; ações de transferência de tecnologia; gestão na agroindústria; além de vários minicursos e palestras.

Destacando a participação da Setres na 18ª edição da Agritec, o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, realçou a importância da feira.

“A Setres é parceira na realização da Agritec, por entendermos que ela representa a sensibilidade do governador Flávio Dino, que mesmo em período de dificuldades, mantém investimentos e apoio aos pequenos produtores, fomentando cada vez mais o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou.

“Apresentamos aqui, as principais políticas púbicas que desenvolvemos com foco no apoio aos pequenos produtores, como o projeto ‘Microcrédito Produtivo Orientado’, ‘TrabPesca’, além do nosso apoio aos empreendimentos de economia solidária, por meio do Cresol. Além disso, trouxemos também, oficinas de artesanato, que mostram a importância da prática da economia solidária”, finalizou.

Oficinas

Júlia de Oliveira – Participante das oficinas de artesanato na 18ª AGRITEC

Nos três dias da Agritec, as oficinas de artesanato realizadas no stand da Setres, atraiu mais de 200 pessoas. A técnica da Economia Solidária, Cleidiomar Melo, ensinou crianças, adolescentes e adultos a confeccionar garrafas decoradas, agendas de papelão com cobertura de tecido e canetas decoradas com lã.

Uma das mais assíduas e empolgadas participantes das oficinas, foi a pequena Juliana de Oliveira, de 9 anos. Ela conta que aprendeu bem mais do que apenas fazer as peças de artesanato.

“Aprendi que a gente pode aproveitar coisas que às vezes vão para o lixo; a gente passa o tempo reaproveitando o que pode se tornar um acessório bonito para nossa casa”, disse.

Já a dona Edite Dionísia da Conceição, de 66 anos, disse que vai reproduzir o que aprendeu, para ganhar uma renda extra. “Aprendi a fazer essas canetas bonitas com os organizadores me ajudando. Agora, vou é fazer para vender”, contou.

Palestras

Palestra sobre ‘Microcrédito Produtivo Orientado’ (MPO) na 18ª AGRITEC

Técnicos da Setres palestraram em dois momentos na Agritec, sobre ações desenvolvidas pela Secretaria de Apoio a Pequenos Produtores do Estado.

A coordenadora do projeto ‘Microcrédito Produtivo Orientado’ (MPO), Brígida Albuquerque, apresentou a importância e as possibilidades do MPO para o desenvolvimento de empreendimentos, principalmente na agricultura familiar.

O Assessor de Projetos Especiais da Setres, Wellington Matos, participou como palestrante, do seminário ‘Cooperativismo e Associativismo na Agricultura Familiar’, na 18ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), em Presidente Dutra.

Na oportunidade, Wellington Matos apresentou a produtores integrantes de associações e cooperativas de Agricultura Familiar do Maranhão, os projetos e ações desenvolvidos pela Setres, dentro do ‘Programa de Desenvolvimento da Economia Solidária’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário