quinta-feira, 26 de setembro de 2019

‘Acorda Trabalhador’ promove bate papo sobre redes sociais no ambiente de trabalho, no Sine, em São Luís



As redes sociais vieram para modificar as nossas experiências relacionadas à comunicação e internet, isso todo mundo sabe! A questão é, se realmente a comunicação via internet de forma instantânea e o entretenimento, auxiliam e acrescentam no ambiente corporativo. Uma pesquisa realizada pela Triad Consulting, empresa especializada em produtividade, revelou como os profissionais brasileiros gastam seu tempo de trabalho na internet. Os resultados surpreendem e mostram como a produtividade cai com o uso da internet no trabalho.

Cerca de 80% das pessoas gastam até 3 horas da jornada de trabalho com atividades que não contribuem com seu serviço, sendo que boa parte destas horas é gasta na internet.Nesse contexto, a temática “Redes sociais no ambiente de trabalho”, foi o tema da atividade ‘Acorda Trabalhador’, desenvolvida pelo Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

A atividade é realizada semanalmente às terças-feiras, na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de São Luís, e tem como principal objetivo, oferecer momentos que elevam a autoestima e ofereça informação aos trabalhadores, que estão em busca de algum serviço do Sine. Para o secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, a temática abordada no ‘Acorda Trabalhador’ é essencial para colocar em pauta, uma discussão extremamente necessária.

“Usar a internet no trabalho é um assunto que gera muita discussão. Saber os limites de quando ela é benéfica e quando ela prejudica, é o grande desafio. Abordar essa temática para esclarecimento dos trabalhadores é de suma importância. Temos que usar as redes sociais como aliadas para o uso do trabalho e também pessoal”, pontuou.

A mediadora do “bate papo”, foi a psicóloga do setor de Orientação Profissional da agência Sine São Luís, Dilene Moraes. “É necessário em primeiro lugar, que o trabalhador saiba ponderar o tempo utilizado nas redes sociais nos ambientes corporativos, tendo em vista que usamos alguns aplicativos como ferramenta de contato diário para assuntos profissionais”, ressaltou. A psicóloga alerta ainda, para o tipo de conteúdo postado nas redes sociais para candidatos às vagas de emprego. “Grandes empresas atualmente tomam como critério de avaliação para uma contratação, o tipo de conteúdo postado nas redes sociais. Você é o que você posta no mundo virtual”, finalizou.

‪‘Acorda Trabalhador’‬

‪A atividade é voltada ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego, na agência do Sine Centro e acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos, acolhida; momento cívico; momento de espiritualidade; e reflexão a partir de algum tema específico, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador. ‬

‘Ação Germinar’

‪O ‘Acorda Trabalhador’ integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador, um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.‬

‪Sine‬

‪O Sistema Nacional de Emprego (Sine), é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário