quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Audiência pública proposta por Bárbara Soeiro discutirá sobre aumento de transtornos mentais e suicídio na capital

A vereadora de São Luís Bárbara Soeiro (PSC)
A vereadora Bárbara Soeiro (PSC), na sessão plenária desta terça-feira (17), reforçou o convite aos seus pares e à população em geral, para participarem da audiência pública sobre “Transtornos Mentais e Suicídio: Problemas de Saúde Pública”, que será realizada nesta quinta-feira (19), às 10h, no plenário da Câmara Municipal de São Luís. Na ocasião, será debatido o aumento dos casos de depressão e suicídio, principalmente, na capital maranhense.
Em seu pronunciamento na tribuna da Casa, Bárbara Soeiro, ao destacar a grande campanha que está acontecendo em todo o país, o Setembro Amarelo, falou da importância de se debater o assunto, visto que, a cada 40 minutos uma pessoa se suicida.
“Buscamos despertar, nesta Casa, uma discussão com transparência, para que deixemos de ter timidez, falta de compreensão e para termos a abertura de falar da depressão, que esta é doença e que tem cura. A maior causa do suicídio é a depressão. E de onde vem a depressão? São problemas psíquicos, mas, existem profissionais que podem combater este problema. Então, se existe remédio, existe a cura. O que nós precisamos é conversar, tirar essa timidez e esse medo de dentro de nós. Por isso, convido os colegas vereadores e à população para que venham conversar sobre o assunto, na próxima quinta-feira. Vamos contribuir para que a sociedade tenha mais qualidade de vida, respeito, onde todos precisamos estar em paz”, acentuou a vereadora.
Convidados
Foram convidados para participarem do evento, os secretários municipais de Saúde e de Assistência Social, respectivamente, Lula Filho e Andréia Lauande; a coordenadora de Psicologia dos Serviços de Saúde Mental do Hospital Nina Rodrigues, Luciane Castro; a psicanalista do Ambulatório do Hospital Nina Rodrigues, Carmem Damous e o Dr. Hamilton Raposo, psiquiatra.
Também foram convidados, representantes dos governos estadual e municipal, Assembleia Legislativa do Maranhão, UFMA, Centro de Valorização da Vida (CVV), Ministério Público Estadual, conselhos tutelares, dentre outras instituições.
O quê? Audiência pública para debater sobre os “Transtornos Mentais e Suicídio: Problemas de Saúde Pública”;
Onde? Plenário da Câmara Municipal de São Luís;
Quando? Quinta-feira, dia 19, às 10h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário