segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Governo entrega dois (02) CRAS na baixada maranhense


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), nesta segunda-feira (30), entrega dois Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), na região da baixada maranhense, nos municípios de Peri Mirim e Santa Helena.

Com a entrega desses CRAS, totaliza 148º equipamentos de Assistência Social, entre CRAS e CREAS, em várias regiões do Estado, durante o governo Flávio Dino. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, a entrega desses equipamentos é importante principalmente para a população em situação de vulnerabilidade que terá um espaço adequado com prestação de serviços para a população e usuários de programas de combate à pobreza e situação de risco como é o caso dos CRAS. “ Em meio a uma crise econômica em todo o país, o governador Flávio Dino vem realizado ações em todas as regiões do Estado com entrega de serviços para a população que antes era esquecida pela sociedade”.

Com a entrega dos CRAS dos municípios de Santa Helena e Peri Mirim somam 13 unidades entregues pelo governo somente este ano.

Com um recurso da ordem de R$367.187,63, o CRAS de Peri Mirim atenderá 500 famílias em situação de vulnerabilidade. O prefeito José Geraldo Amorim, ressaltou a importância da entrega de obras como essas que contribui para o desenvolvimento social do município. “ Uma obra de extrema importância para a nossa cidade, que irá contribuir com o trabalho na área da assistência social. O governo do estado está de parabéns!”, destacou o prefeito.


Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – município de Peri Mirim. (foto: Honório Moreira/Sedes)
Já em Santa Helena, o recurso foi da ordem de R$ 395.632,76 e irá atender cerca de 1500 famílias. Para a secretária municipal de Assistência Social, Laurinete Lobato, o CRAS de Santa Helena irá abrir a porta de entrada de inúmeras famílias que vivem em situação de risco. “ Com esse espaço iremos atender um número significativo de pessoas e famílias em situação de risco”, disse a secretária municipal.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – município de Santa Helena. (foto: Honório Moreira/Sedes)

Uma das beneficiárias pelo CRAS de Santa Helena, Maria Tereza da Silva, parabeniza o governo do Estado pela entrega do equipamento para o município. “O CRAS irá ajudar a nós de famílias carentes que precisamos de atendimento especializado e em local adequado como esse aqui. O governador Flávio Dino mais uma vez mostra que tem atenção especial com a população”.

CRAS – Esses equipamentos vão possibilitar acesso à importantes políticas socioassistenciais, como o Bolsa Família, Bolsa Escola, Benefício de Proteção Continuada (BPC), isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como incentivo a geração de trabalho e renda, entre outras ações.

Entre outra ações que o CRAS atende, está a campanha de Busca Ativa do Programa Tarifa Social no Maranhão, do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), FAMEM e Cemar. Presente durante a entrega desses equipamentos, o presidente da Federação dos Municípios, Erlânio Xavier falou da parceria do governo do Estado com a Famem para adesão ao Programa. “A Famem tem o papel de incentivar os prefeitos, para que estes, juntos com suas equipes de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e Secretarias Municipais de Assistência Social, localizem as famílias de baixa renda, para usufruírem deste benefício que é o Tarifa Social”, explicou Erlânio Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário