domingo, 29 de setembro de 2019

Os benefícios das flores e plantas para a saúde


Sandra Martins, florista do Grupo Mateus.

Além de deixarem o ambiente mais bonito, as plantas ajudam a relaxar.

É raro encontrar pessoas que não gostam de estar perto da natureza. As flores trazem um ar de alegria, romance e vida a qualquer ambiente. Quem não gosta de caminhar em um parque ou num jardim com aquele visual colorido e perfumado?

O fato, é que um ambiente com plantas e flores se torna mais agradável. “A mera presença delas já traz uma sensação maior de tranquilidade e paz“, afirma a florista do Grupo Mateus, Sandra Martins.

Benefícios das flores 

Mas, os benefícios das plantas e flores não ficam apenas nos olhos de quem vê. Elas também auxiliam na qualidade dos espaços, sejam internos ou externos. Uma delas é a melhoria da qualidade do ar, já que são capazes de quebrar compostos como o gás carbônico e o benzeno, liberando oxigênio a partir deles.

Ter uma plantinha em casa ou na mesa de trabalho também ajuda a diminuir o estresse do dia a dia. “Além de darem uma cor ao ambiente, as flores e plantas dão a sensação de vida, de tranquilidade e aconchego. Sem contar aquele cheiro bom de quando as molhamos. Tudo isso nos acalma e tranquiliza. Nossa mente fica até mais tranquila e criativa”, explica a psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Lopes.

Além disso, cuidar das plantas é uma terapia. “O simples fato de ocupar a mente com as tarefas de jardinagem já funciona como terapia - principalmente para quem tem rotinas de trabalho muito estressantes e cansativas. O cuidado com as plantas, nesse caso, se torna uma excelente fuga da rotina e uma forma de lazer para o dia a dia”, explica a psicóloga.

Joana Cristina conhece bem os benefícios do cuidado com as plantas. A empresária investe boa parte do seu tempo cuidando das suas plantas. “Acordo cedo só para regar, limpar e admirar minhas companheiras. Me sinto bem com elas. Consigo relaxar e esquecer um pouco os problemas”, garante.

Primavera

Com início no dia 23 de setembro, a primavera segue até o mês de dezembro espalhando cores e perfumes. A estação mais colorida do ano é o período ideal para comprar plantas e flores com preços mais baixos, já que há fartura de flores em todo o Hemisfério Sul.

No Grupo Mateus as lojas da Cohama, Calhau e Renascença seguem até a próximo dia 30, com a exposição “Flores para você”, um espaço todo especial repleto de flores típicas da estação. “Durante todo ano contamos com uma grande diversidade de flores. Nesta exposição, temos uma variedade ainda maior, que vai desde as violetas às tulipas. Tudo com preços ainda mais baixos”, revela Raquel Aciole, gerente comercial do Spazio Mateus.

Não basta apenas comprar e guardar. Para colocar as plantas do quintal ou na janela de casa são necessários alguns cuidados. Por isso, separamos dicas para manter a qualidade e a durabilidade das suas plantas e flores. Confira:

- Ao chegar em casa remova toda a embalagem e troque o estrume.
“As plantas e flores precisam está bem arejadas, por isso aconselhamos a remoção das embalagens. O estrume é o que dar vida a planta e se não for suficiente é preciso trocar a planta de jarro, retirando por completo todo o estrume anterior e adicionando um novo”, ensina a florista.

- Tenha cuidado com a rega!
“O processo de regagem varia muito de uma espécie para a outra. No caso dos mini cactos e as suculentas, a regagem é necessária apenas uma vez por semana. Já a Azaleia precisa de ambiente claro e arejado, por isso requer mais água. É importante lembrar que excesso de água não faz bem para as plantas, já que pode causar o apodrecimento da raiz”, alerta.

- Faça a manutenção!
“A manutenção deve ser constante com a retirada de galhos secos, adubação, prevenção de pragas, tudo para garantir que sua planta dure mais. Cada flor possui um jeito único de ser cuidada, de acordo com sua espécie. Procure se informar sobre as necessidades da planta”, orienta.


-Conservando buquês
“Para conservar as rosas em buquês a primeira regra é a mesma: retirar toda a embalagem, fitas e outros enfeites para facilitar a respiração das plantas. Depois, faça pequenos cortes diagonais de 1 cm com uma tesoura ou uma faca afiada nas pontas das hastes das flores para auxiliar a absorção da água. Em seguida, escolha um local fresco e arejado, sem exposição direta ao sol ou ao vento e, de preferência, distante do ar-condicionado, que causa desidratação nas flores. Por fim, é recomendado trocar a água do vaso diariamente e remover folhas, flores ou pétalas que estiverem morrendo”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário