terça-feira, 15 de outubro de 2019

40 anos de arte! Lobato inaugura mostra retrospectiva dia 25, no Palacete Gentil Braga


Em sua exposição comemorativa dos 40 anos de arte, realizada pela Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac/Proexce), Lobato homenageará a escritora e pesquisadora Zelinda Lima, “uma grande incentivadora das artes visuais do Maranhão e da nossa cultura, fundadora com dona Violêta Parga da Galeria do Beco, a primeira galeria de artes de São Luís”, explica Lobato. Serão homenageados ainda os saudosos professor de pintura Nagy Lajos, o jornalista, cronista e teatrólogo Ubiratan Teixeira, o poeta Nauro Machado e a diretora do ICBEU, Ana Maria Viana.

Artista de Fases

Maranhense de São Luís, José João Santos Lobato definiu sua identificação artística com o sobrenome Lobato para divulgar a sua produção visual. Há dez anos sem realizar mostras individuais ou coletivas, Lobato reunirá nessa nova mostra trabalhos marcantes de sua trajetória nas artes visuais. “Mostraremos pinturas inéditas, a exemplo da série ‘Madona’, em pastel oleoso sobre papel e tinta óleo sobre papel e pinturas abstratas com tinta acrílica, cores e textura diferenciada”, disse Lobato.

Lobato iniciou sua trajetória artística na década de 70, com desenhos e pinturas figurativas das fases intituladas ‘retratos’ e ‘orgânicos eróticos’, sendo premiado no Salão Universitário de Artes da Ufma. Produziu depois a série ‘Homens e Máquina’, seguida de ‘Cores e Formas’, com a marca do seu traço em linguagens abstratas e cores fortes. Depois o artista ingressou na fase ‘Papagaiado’, com suas pinturas informais, seguindo para os ‘Nus Artísticos’, em óleo sobre tela, e ‘Pinturas Abstratas’.

Arte abstrata

“Hoje sou um artista abstrato. Comecei com figurativos e hoje me fixei nesse processo criativo na linguagem abstrata. Sou um pintor de fases. Vou produzindo com o que vai acontecendo”, disse Lobato. “O público verá um conjunto de todo o meu trajeto artístico produzido até agora. Convido a todos para visitarem a nossa exposição retrospectiva 40 anos de arte”, no Palacete Gentil Braga, concluiu Lobato.

O artista expôs pela primeira vez há 40 anos, na Galeria Eney Santana, a primeira galeria oficial da cidade de São Luís. A mudança do figurativo para o abstrato aconteceu dez anos depois, entre as décadas de 80 e 90, onde ele deu ênfase maior na linguagem abstrata. Linguagem que, segundo o artista, estimula o senso estético e a percepção do observador. A mostra ficará aberta até o dia 22 de novembro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, exceto feriados. Mais informações: www.cultura.ufma.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário