sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Sine: 44 anos oportunizando emprego e qualificação profissional aos trabalhadores maranhenses



Solenidade na Alema, em Homenagem aos 44 anos do Sine no Maranhão.

“Se consegui algo, se estou trabalhando agora, foi por causa da ajuda que o Sine me deu, por causa da ajuda que recebi da Secretaria do Trabalho que abriu as possibilidades para eu melhorar de vida. Estou muito orgulhosa por participar dessa homenagem, estou muito feliz por estar aqui!”, disse Keille Rose, de 34 anos, durante abertura da sessão Solene em homenagem aos 44 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), no estado, realizada no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, nesta sexta-feira (11). A frase dita por keille expressa sua satisfação com a atuação do governo do Flávio Dino, que por meio da Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), colocou o Maranhão no ranking de segundo Estado que mais abriu empregos com carteira assinada no Nordeste entre janeiro e agosto de 2019.

Keille Rose Ramos, 34 anos, mora no bairro Monte Castelo. Ela foi encaminhada para o mercado de trabalho, através do Sine, ha 12 anos. Ela faz parte dessa história

Foram 7.569 vagas formais até agora. No Nordeste, só a Bahia tem desempenho melhor, de acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esses dados se devem, também, às ações de promoção à inserção ao mercado de trabalho, realizada pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), no estado.

Durante a sessão, representando o governador do Maranhão, Flávio Dino, o secretário do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Jowberth Alves, ressaltou a importância do Sine, enquanto equipamento do governo que promove mais Emprego, Renda e Qualificação Profissional à população. “O sine é um espaço de resistência, resistência institucional que confia no ministério do trabalho. O Sine tem essa missão, de que a gente consiga abrir espaço para o trabalho, fazendo essas interlocuções com as empresas que chegam ao estado, com o comercio local, com todas as entidades empregatícias que existem no estado. O Sine abre espaço não só para a empregabilidade mas, vai além disto, visa alcançar a qualificação profissional para que o profissional se desenvolva de forma independente”, disse.

O deputado Estadual, Duarte Júnior, que também compôs a mesa ao lado do secretário do Trabalho, Jowberth Alves, durante a sessão solene, ressaltou, também, que o Sine é uma ferramenta importantíssima que serve para facilitar e intermediar as relações trabalhistas entre a empresa e o trabalhador. Pontuou, ainda, que destinará parte de sua emenda parlamentar para contribuir com as obras do programa ‘Mutirão Rua Digna’, política pública desenvolvida pela Setres, que leva qualidade de vida à população, com a pavimentação de ruas com bloquetes, melhorando a infraestrutura e o saneamento básico das comunidades, gerando Trabalho e Renda aos comerciantes locais, com venda de materiais, e também aos trabalhadores da obra a partir da geração de postos de trabalho.

Secretário de Estado do Trabalho Jowbeth Alves, Deputado Federal Zé Carlos, e Deputado Estadual, Duarte Jr, durante solenidade na Alema, em Homenagem aos 44 anos do Sine no Maranhão.

Na oportunidade, o deputado federal, Zé Carlos, parabenizou o trabalho que o secretário Jowberth Alves vem desempenhando ao longo de sua gestão e destacou que o sucesso do Sine e das admissões no estado, se devem a sensibilidade que o Governador Flávio Dino e o secretário do Trabalho possuem em reconhecer a importância de proporcionar qualidade de vida às mulheres e homens do Estado do Maranhão.

Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), foi criado através do Decreto nº 75.403 de 08 de outubro de 1975, sob a Coordenação e Supervisão do Ministério do Trabalho e Emprego e Salário em convênio com as Unidades da Federação. A criação do Sine teve como objetivos: organizar um sistema de informações e pesquisas sobre o mercado de trabalho que fosse capaz de subsidiar a operacionalização da Política de Emprego em nível local, regional e nacional; implantar serviços e agências de colocação em todo o País que fosse necessário a organização do mercado de trabalho; identificar o trabalhador por meio da carteira de trabalho e previdência social (CTPS) como participante do mercado de trabalho; propiciar informações e orientação ao trabalhador quanto a escolha do emprego; prestar informações ao mercado consumidor de mão de obra, a disponibilidade de recursos humanos; fornecer subsídios ao sistema educacional e ao sistema de formação de mão de obra para elaboração de suas programações e estabelecer condições para a adequação entre a demanda do mercado de trabalho e a força de trabalho em todos os níveis de capacitação.

Histórico

No Estado do Maranhão, com o Governador Osvaldo Nunes Freire, o Sine começa a ser implantado em setembro de 1977 e através do decreto Nº 6.719, de 15 de dezembro de 1977, foi instituído o Programa de Emprego do Maranhão, convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e o Governo do Maranhão, vinculado a Secretaria de Indústria, Comercio e Turismo do Maranhão, observadas as normas do Sine. A implantação e operacionalização no Maranhão foram custeadas com recursos do Ministério do Trabalho e do Governo do Maranhão. O Sine se compunha de uma Coordenadoria Estadual e três Núcleos microrregionais em São Luís, Imperatriz e Santa Inês.

Sine atualmente

O Sine no Maranhão, é vinculado a Secretaria do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), composto por 17 postos de atendimento distribuídos nos seguintes municípios: Açailândia; Bacabal; Bacabeira; Barra do Corda; Balsas; Caxias; Chapadinha; Codó; Estreito; Imperatriz; Pedreiras; São Luís; Anjo da Guarda e Jaracati; São José de Ribamar; Paço do Lumiar Timon, e tem o objetivo de promover ações básicas e complementares do sistema público de emprego a fim de gerar oportunidades, elevar a renda e acesso ao mercado de trabalho. As principais ações desenvolvidas na instituição, são: intermediação de mão de obra urbana e rural; orientação ao trabalhador; emissão de carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao Seguro-Desemprego; fomento à atividade autônomas e empreendedoras; dentre outras.

Autoridades homenageadas

Homenageados durante solenidade em celebração aos 44 anos do Sine no Maranhão, na Alema.

Durante a solenidade em comemoração aos 44 anos do Sine, realizada nesta sexta (11), diversos ex-gestores foram homenageados pelas várias conquistas junto aos trabalhadores ao longo de quatro décadas. Destacam-se: Sr. Gracimar Marques; Sr. José Bento Neves; Sr. Carlos Braide; Sr. Leonardo Monteiro; Sr. Luís Fernando Silva; Sr. Ricardo Zeni; Sr. Jorge Pavão; Sra.Terezinha Fernandes; Sr. José Antônio Helluy; Sr. Julião Amin; Sr. Silcio Pinheiro; Sra. Virginia Andrade; Sr. Hernando Macêdo, e o atual secretário de Estado do Trabalho, Sr. Jowberth Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário