segunda-feira, 9 de março de 2020

Conheça a história de mulheres inspiradoras: Iraneuza Sá no primeiro episódio da série ‘#MulheresDoMaranhão’

Video Player
Conheça a história de mulheres inspiradoras. Foi por meio da #AgriculturaFamiliar que Iraneuza Sá – uma entre dezenas de mulheres atendidas no Centro de Referencia Estadual em Economia Solidária (Cresol) – melhorou o sustento de sua família e ajuda outras trabalhadoras a conquistarem seu espaço e independência. Acompanhe o primeiro episódio da série #MulheresDoMaranhão.
“Eu estava desempregada e esta é uma oportunidade que tenho para adquirir renda”, Conta e comemora Iraneuza, que após colher as hortaliças, legumes e verduras, produzidos por sua família, ela leva os produtos  para comercializar na Feirinha do Cresol.
A feirinha acontece todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, no Centro de Referencia , localizado na Rua de Nazaré, 173, Centro Histórico de São Luís. O espaço expõe produtos básicos da alimentação dos maranhenses como frutas, verduras, legumes e hortaliças de pequenos proprietários rurais que usam apenas a mão de obra do grupo familiar.
Participante da Associação dos Pequenos Produtores de Cumbique, na Raposa, além de expor seus produtos para comercializar no Cresol, Iraneuza recebe capacitação para gestão de seu empreendimento e instruções técnicas sobre o processo de produção orgânica.  Ela afirma que a experiência está proporcionando novos aprendizados sobre a prática da economia solidária. “Essa experiência tem transformado a minha vida, porque além do trabalho eu tive um aprendizado diferenciado sobre a economia solidária e isso faz muita diferença para nós pequenos produtores. Eu cheguei aqui sem saber quase nada sobre o assunto e agora já tenho um conhecimento que me fez valorizar ainda mais o nosso trabalho”, conta.
O Cresol
O Centro Estadual de Referência em Economia Solidária do Maranhão (CRESOL), tem o objetivo de fortalecer os processos de identificação, formação, capacitação e comercialização dos produtos de empreendimentos econômicos solidários do estado do Maranhão. O Cresol atende cerca de 100 mulheres de diferentes regiões do estado, no espaço elas potencializam o trabalha para geração de renda de forma associativa e sustentável com base nos princípios da economia solidária, em um processo de troca de conhecimento para construção de uma rede diversificada, fortalecendo os grupos produtivos aos quais pertencem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário