sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Candidatas a vereadoras apresentam propostas e aproveitam campanha para criticar Bolsonaro

 

A 2ª edição do Diálogo com Candidatas a Vereadoras de São Luís, realizado nesta quinta-feira, 15, no formato virtual, debateu 16 temas escolhidos previamente pela equipe organizadora e sorteados para comentários e apresentação de propostas das candidatas, acentuando a participação da mulher em espaços de poder.  Com pouco mais de 52,7% do eleitorado de mulheres, São Luís experimenta a oportunidade de alargar a participação feminina no parlamento e nos espaços de poder.

Promovida pelo Fórum Maranhense de Mulheres e Conselho Municipal da Condição Femenina, o diálogo foi conduzido pela radialista Rose Castro e contou com participação de Mary Ferreira e Cricielle Muniz, ambas do PT, Lohanna Pausini (Cidadania) e Jesus Reis (PSB), Preta Luz, Rose Sales, Rosângela Bertoldo e outras.  
“Sou candidata por algumas razões; a primeira delas para combater o Bolsonarismo. Considero esse momento chave para nonos organizarmos enquanto mulheres, enquanto feministas. Nesse momento é o Jair Bolsonaro, o maior inimigo das mulheres, dos negros e dos pobres”, justificou Mary Ferreira. Com mais de 30 anos militando no movimento feminista e na defesa da difusão da leitura, Mary Ferreira acredita que o momento é de garantir a fala das mulheres.
O diálogo contou ainda com a participação de Lohana Pausini (Cidadania), a primeira candidata mulher trans na disputa eleitoral em São Luís. “Estou na disputa eleitoral em defesa do movimento LGBT como um todo”. Somos uma comunidade desassistida das políticas públicas.  
Mary Ferreira comentou sobre a segurança alimentar para as crianças, ressaltando o direito ao consumo de alimentos saudáveis.  Segundo a professora da UFMA, há um vínculo forte entre poder aquisitivo e segurança alimentar neste momento é preocupante. “Estamos assistindo ao esfacelamento das políticas sociais, entre elas aquela que garantia a geração de trabalho e renda por meio da agricultura familiar. É a produção desse setor que tem garantido o alimento para a população de baixa renda”.
 “Cumprimos nosso papel. Estamos de olho nessas eleições, onde o número de mulheres é um dos maiores já registrados nos últimos pleitos”, assinalou Neuzeli Pinto, do Fórum Maranhense de Mulheres.
“Precisamos compor uma fileira de participação no contexto das políticas públicas. Nosso papel nessas eleições é decisivo, pois somos maioria do eleitorado e precisamos valorizar nosso voto. Eu sou quem decidimos”, disse Silvia Leite, integrante do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário