domingo, 29 de novembro de 2020

Projeto promove educação ambiental em Imperatriz


Ação, realizada no bairro Itamar Guará, faz parte do projeto Dia de Campo da VLI
Atividade desta quinta-feira (26) abordou os cuidados para o período chuvoso
Atenta aos cuidados que requer o início do período de chuvas, a VLI – companhia de soluções logísticas responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins, e pela operação do Terminal Portuário São Luís – levou, nesta quinta-feira (26), ações de educação ambiental ao bairro Itamar Guará, com foco nos problemas relacionados ao período chuvoso. As atividades, promovidas em mais um Dia de Campo, integram o Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa, concretizado no Projeto Atitude Ambiental.

Quando descartados incorretamente, resíduos como latinhas, embalagens e sacos de lixo acabam sendo arrastados pelas chuvas até bocas de lobo e bueiros, acumulando-se na entrada do sistema e bloqueando o escoamento da chuva pela rede de drenagem. Estas e outras situações foram abordadas durante ação realizada na Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa, que contou com a participação de alunos, professores e líderes comunitários. Na ocasião, foram reforçadas as orientações sobre os cuidados que podem ser adotados para evitar alagamentos durante o período chuvoso e também respeitadas todas as medidas de segurança exigidas por conta da pandemia.

Além disso, os moradores aprenderam um pouco mais sobre reaproveitamento de alimentos, estimulando, na comunidade, hábitos sustentáveis para torná-la uma referência em responsabilidade ambiental em Imperatriz. A iniciativa foi aprovada pela titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Imperatriz, Rosa Arruda, parceira da VLI no Projeto Atitude Ambiental. "É de grande importância esse tipo de evento que permite o contato direto com a comunidade, proporcionando a compreensão das necessidades relacionadas à preservação do meio ambiente. Se cada um fizer sua parte, estaremos todos protegidos", destacou.

Durante o projeto, a comunidade foi instruída, também, sobre medidas de segurança ferroviária e, devido ao período de pandemia, foram mantidos todos os cuidados sanitários

recomendados pelas autoridades de saúde enquanto as atividades foram realizadas. Ao fim da ação, a companhia distribuiu máscaras de proteção aos participantes.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário