quinta-feira, 12 de agosto de 2021

VLI assina Pacto Global da ONU e agora integra a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo


A companhia se compromete a seguir 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – assina o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e reforça o compromisso de continuar promovendo os 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de atuar em prol do alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Com cerca de 15 mil participantes, em quase 170 países, a iniciativa conta com aproximadamente 1.300 membros no Brasil.

Os 10 princípios nasceram em 2000, junto com o Pacto: as empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; assegurar-se da não participação em violações destes direitos; apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; abolição efetiva do trabalho infantil; eliminar a discriminação no emprego; apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; desenvolver iniciativas para promover mais responsabilidade ambiental; incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis; combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

O Pacto é a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo, com missão de alcançar os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em 2030. Ele se soma a outros esforços promovidos pela VLI ao longo dos seus dez anos de atuação e demonstra a intensificação da jornada de sustentabilidade da companhia. “A VLI trabalha para deixar legado para seus diferentes públicos. Quando ela se une formalmente a outras empresas para fazer parte do Pacto, esse compromisso, já genuíno, é reforçado”, pontua Maria Clara Fernandes, gerente de Responsabilidade Social da VLI. De acordo com ela, a sustentabilidade passa pelo cotidiano de todos na companhia. “Quando olhamos os 10 temas que estamos priorizando, vemos que eles estão na operação, no dia a dia, são responsabilidade de todos”.

Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos. As empresas que integram o Pacto Global da ONU são parceiras

no alcance destes objetivos e, ao integrá-los em sua estratégia de negócio, reforçam o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e as gerações futuras.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global da ONU

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com cerca de 1,3 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite o website www.pactoglobal.org.br.

Sobre o Pacto Global das Nações Unidas

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário