segunda-feira, 20 de junho de 2022

Prêmio Innovare avalia boa prática no Judiciário de Bacuri


O Judiciário de Bacuri recebeu a visita do consultor do Prêmio Innovare, que reconhece, incentiva e dissemina boas práticas realizadas no Judiciário brasileiro em todo o país.

O consultor Alessandro Melo Batista (Instituto Innovare) avaliou, no local, a prática “Educação Itinerante um investimento para vida toda: reflexos através dos círculos formativos”,que concorre ao Prêmio Innovare na categoria sociedade, de autoria da servidora Jéssica Rodrigues Carneiro, secretária judicial de Bacuri e professora, com apoio da professora do município de Bacuri, Lindaura de Oliveira Rodrigues.

O projeto tem como foco o direito à educação como direito fundamental da pessoa humana. Foi pensado diante da percepção que a violência doméstica contra mulher, criança e adolescente e idosos, e, a partir de então, foi levado a comunidades quilombolas e povoados dos municípios de Bacuri e Cedral (MA), buscando alternativa de fomentar a alfabetização das crianças prejudicadas pela pandemia de coronavírus, por não terem condições de frequentar aulas remotas.

REFORÇO ESCOLAR

As ações do projeto foram iniciadas em agosto de 2021, após a análise das demandas chegadas na Comarca de Bacuri, em plena pandemia. E seguem, sendo mantidas por meio de doações da comunidade, vindas de empresários locais e cidadãos e do Ministério Público local. As atividades são realizadas em parceria com estudantes do curso de Pedagogia do instituto Conivs e no instituto Instituto Porapenense.

Por meio do projeto, é realizado o reforço escolar para crianças de 3 a 12 anos de escolas de Bacuri, e disseminado para pessoas na faixa etária de 80 anos, em povoados e comunidades de todo município, tendo em vista os reflexos negativos no aprendizado de crianças e adolescentes devido à pandemia de Covid 19.

PÚBLICO BENEFICIADO

Segundo a coordenação do projeto, mais de mil pessoas já foram beneficiadas, dentre crianças e adultos, de forma presencial e virtual. Enquanto uma equipe está ministrando as aulas pedagógicas, outros estão trabalhando na formação para os adultos que aprendem sobre temas como: Estatuto do Idoso e da Criança e do Adolescentes, Lei Maria da Penha, “Maio Laranja”, “Setembro Amarelo”, dentre outros temas relacionados à atuação do Poder Judiciário na sociedade.

Com esse projeto, a servidora do fórum recebeu medalha de prata no prêmio Luizão”, no ano passado. “Por meio das palestras, descobrimos adultos e crianças que já sofreram algum tipo de violência e levamos aos órgãos competentes. O balanço que faço do projeto é excelente. Além do desenvolvimento motor, temos o desenvolvimento como cidadão, tendo em vista trabalhar os quatro pilares da educação: aprender a ser, conhecer, conviver e fazer”, disse.

Para o promotor de Justiça de Bacuri, Igor Adriano Trinta Marquês, um dos colaboradores, o projeto “é de extrema relevância porque percorre os mais diversos povoados levando uma mensagem de incentivo e fomento à educação para as nossas crianças e adolescentes não aguardando tão somente a ação do Estado. Ademais, corrobora com o espírito de fraternidade e dever cívico tão necessários para o engrandecimento de uma sociedade”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário