quarta-feira, 20 de julho de 2022

Inscrições do curso 'Juizado da Cidadania' se encerram sexta-feira, 22


ACESSO À JUSTIÇA

Serão encerradas na sexta-feira, 22, às 18h, as inscrições para o curso de formação “Juizado da Cidadania”, que tem como público-alvo estagiários aprovados no processo seletivo realizado em 2021, para os Núcleos de Cidadania de Direito.

O objetivo geral do curso é preparar o futuro profissional do Direito para os desafios do mercado de trabalho, capacitando o aluno para compreender as necessidades das partes e oferecer uma diversidade de mecanismos de solução de controvérsias.

Estão sendo oferecidas 14 vagas aos estudantes do curso de Direito que vão atuar nos Núcleos de Cidadania nos Juizados Especiais e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania do Maranhão.

As aulas serão ministradas pelo juiz de direito Alexandre Lopes Abreu, instrutor credenciado pela Escola Nacional de Formação de Magistrados- ENFAM e pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão - ESMAM. A frequência será presencial, nos dias 27, 28 e 29 de julho, das 14h às 18h, com carga horária total de 12 horas, no Centro Administrativo do Tribunal de Justiça, na Rua do Egito.

INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas exclusivamente, pela internet, por meio de formulário eletrônicp disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfAD13z1fqk59U015_TRsI-QPMSwZr-BIdE9YF4YjuVKJZiyQ/viewform?usp=sf_link

Mais informações poderão ser obtidas na Divisão de Seleção e Movimentação, junto à secretaria Comissão de Concurso ((98) 3261-6132).

HABILIDADES DO PROFISSIONAL DE DIREITO

O curso abordará as novas exigências de habilidades do profissional do Direito, que recomendam uma estrutura de trabalho dividida em três momentos: atendimento e orientação; apoio para resolução consensual e advocacia colaborativa e estruturada, para uma solução judicial do conflito.

Segundo concepção do professor Kazuo Watanabe, o acesso à justiça, como o direito de acesso à ordem jurídica justa, deve possibilitar aos cidadãos “o acesso à informação; ao mecanismo adequado de solução; aos instrumentos de reconhecimento de direitos e
de desobstrução de recebimento dos direitos reconhecidos”.

Com essas novas habilidades, a expectativa é que esses futuros profissionais já iniciem suas práticas junto aos Núcleos de Cidadania do Tribunal de Justiça do Maranhão, ambiente exclusivamente destinado ao atendimento dos cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário