quinta-feira, 27 de março de 2014

Projeto de Horta Escolar incentiva educação ambiental em Itinga

Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos de algumas escolas municipais na zona rural do município de Itinga.  Além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos alunos enriquecem a merenda escolar.
O projeto Hortas na Escola, desenvolvido dentro do Programa Mais Educação, já é colocado em prática em algumas escolas da zona rural como:   Escola Nicolau Dino Castro Costa Neto, no assentamento de Vavalândia; Escola Santa Isabel, no assentamento Santa Isabel; Escola Rui Barbosa, no assentamento Água Fria; Escola Bandeirantes, no assentamento Bandeirantes (Sales) e Escola Aluízio Azevedo, no Assentamento Ipanema.  
As atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa.  Os alunos das referidas escolas   desfrutam na alimentação escolar de vários tipos de verduras e legumes como alface, couve, cheiro-verde, abóbora, quiabo, berinjela, entre outros.
O projeto Horta na Escola está sendo bem aceito pelos alunos, que acham muito gratificante o consumo dos alimentos que eles mesmos cultivam.  Vale ressaltar também, que através das atividades na horta, os alunos se tornaram multiplicadores na comunidade onde moram. “Eles levam para casa o que aprendem e as famílias interagem neste processo de mudança de comportamento com meio ambiente – diz  a professora Ana Cilma, coordenadora de projetos da Secretaria de Educação. Dado ao sucesso da experiência, a prefeita vete Botelho pretende estender o projeto a todas as escolas da rede municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário