segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Professora da rede municipal representará São Luís em programa da Câmara Federal

Professora da rede municipal representará São Luís em programa da Câmara Federal
A professora Kenia Machado Maia, 38 anos, representará São Luís na 5ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento. Aprovada em uma seleção promovida pela Câmara Federal com professores de todo o Brasil, a professora, que atende a estudantes com deficiência na sala de recursos da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Zebina Eugênia Costa (Tibirizinho), participará de uma formação em Brasília com outros 54 educadores de todo o país. A programação iniciou nesta segunda-feira (31) e prossegue até o dia 4 de setembro.
De iniciativa do Poder Legislativo, o programa Missão Pedagógica no Parlamento tem como objetivo contribuir para a valorização da escola como espaço privilegiado para a vivência de experiência e valores democráticos, bem como criar uma rede nacional de professores sensibilizados para a importância de inserir a educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas brasileiras. Além de Kenia, também foi selecionada, no Maranhão, a professora Elana Cardoso de Abreu, da cidade de Estreito, a cerca de 800km de São Luís.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, parabenizou a professora pelo desempenho e desejou sucesso na atividade. "Em nome do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, parabenizou a professora Kenia pelo desempenho no processo seletivo e desejo que os dias de formação sejam frutíferos. Ter professores da nossa rede municipal participando de programas em nível nacional é algo que muito nos orgulha e é um elemento sinalizador da qualidade e da dedicação dos nossos educadores", destacou o secretário de Educação.
RESPONSABILIDADE
O Programa é dividido em três etapas. A primeira é a inscrição e a análise de currículos com comprovação de projetos desenvolvidos na escola. Os educadores selecionados nesta etapa participam de um curso na plataforma virtual do programa. Aqueles que tiverem melhor desempenho no curso participam da capacitação que acontece em Brasília.
A terceira e última etapa será a aplicação do projeto na escola. Ao final do programa, os participantes são certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados.
Para Kenia, a aprovação para participar da capacitação em nível nacional trouxe alegria e ao mesmo tempo sensação de responsabilidade. "Fiquei muito orgulhosa por conseguir a vaga, mas também senti o peso da responsabilidade, pois na seleção havia vários professores muito capacitados, alguns até com doutorado. Espero poder representar muito bem o meu estado e minha escola", disse Kenia.
Formada em Filosofia e com especialização na área de Educação Especial, Kenia tem experiência de mais de dez anos na rede municipal de ensino. No início da carreira, ela não imaginava que tivesse habilidades para trabalhar com estudantes com deficiência – concepção que ela mudou a partir do trabalho na sala de recursos. "Como educadora, busco desenvolver a autonomia das crianças, deixar a família e os meninos mais confiantes e independentes. Trabalhar com eles melhorou minha visão e minhas atitudes com relação à deficiência, percebendo todos como cidadãos que devem ter oportunidades iguais", pontuou Kenia.
A gestora da U.E.B. Zebina Eugênia Costa, Maria Francisca Moraes de Araújo, também comemorou a conquista da professora. "Foi com grande alegria que recebemos a notícia da aprovação da professora Kenia Maia para o curso. Nos sentimos representando a rede municipal neste programa e somos muito gratos por isso. Na volta, a professora vai aplicar os conhecimentos adquiridos e compartilhar as experiências com os estudantes e com os colegas educadores, ajudando a melhorar as regras de convivência e de cidadania em nossa unidade de ensino", comemorou a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário