sábado, 27 de fevereiro de 2016

Governo, Sebrae e Embrapa trabalham em parceria para fortalecimento da cadeia do leite

 

Equipes da Sagrima, Embrapa e Sebrae visitaram propriedades na Região Tocantina. Foto: Divulgação
Equipes da Sagrima, Embrapa e Sebrae visitaram propriedades na Região Tocantina. Foto: Divulgação
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, participou das visitas técnicas a produtores assistidos pelo Programa Balde Cheio, esta semana, na Região Tocantina. A ampliação do programa é uma das ações voltadas para a cadeia produtiva do leite, previstas no Programa “Mais Produção”.
Técnicos do governo, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitaram propriedades em municípios como Sítio Novo e São João do Paraíso, para verificar o andamento do Balde Cheio e avaliar potenciais melhorias a serem realizadas durante a expansão do projeto.
O incentivo ao programa Balde Cheio nas regiões Tocantina e do Médio Mearim é uma das ações previstas no programa do governo voltado para a cadeia do leite e permitirá um aumento no número de propriedades atendidas. O objetivo é capacitar pequenos e médios produtores rurais para o aumento da produção e da qualidade do leite, por meio da transferência de tecnologia e conhecimentos voltados para questões ambientais, gerenciais e agropecuárias.
Pesquisadores da Embrapa Cocais (MA), Embrapa Sudeste (SP) e Embrapa Gado de Leite (MG) participaram da comitiva e avaliaram positivamente as condições do estado para aumento da produção de leite. “A região que visitamos é muito promissora, com diferenciais como a temperatura, o solo e a vegetação, além do estado ser um grande produtor de soja e milho, que são utilizados como ração. Percebemos uma grande vontade de todas as instituições de ver o projeto Balde Cheio ampliado e a produção de leite do estado com índices mais positivos”, observou William Fernandes, da Embrapa Gado de Leite.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, o Balde Cheio contribui para que as ações do Mais Produção voltadas para o leite sejam ainda mais efetivas. “Precisamos diminuir as importações na alimentação dos maranhenses, como leite e derivados, além de valorizar os produtores locais. Por isso, o Sistema Estadual de Produção e Abastecimento definiu cadeias prioritárias, por meio do ‘Mais Produção’. O Maranhão precisa produzir mais e o Governo do Estado está atendendo a essa demanda com a maior celeridade”, disse.
Além disso, as ações previstas para a cadeia produtiva do leite e derivados são melhoramento genético no gado leiteiro, aquisição de equipamentos, como tanques de resfriamento, caminhões de resfriamento e ordenhadeiras mecanizadas e reforma tributária do setor secundário, além da promoção e valorização dos produtos maranhenses.
Mais Produção
O ‘Mais Produção’ é voltado para o fortalecimento das cadeias produtivas do Maranhão e para geração de emprego e renda. Em cada uma das 10 cadeias produtivas prioritárias definidas pelo programa serão realizadas ações focadas no abastecimento e na busca pela autossuficiência, com um aporte do Governo do Estado de mais de R$ 62 milhões. As cadeias são de feijão, arroz, mandioca, carne e couro, ovinocaprinocultura, leite, avicultura (caipira e industrial), piscicultura, hortifruticultura e mel.
Na primeira etapa do programa, 5.322 propriedades em 111 municípios serão beneficiadas com Unidades de Referência de Produção (URPs) e assistência técnica e extensão rural (Ater). Os produtores terão acesso a capacitação técnica e de gestão, aquisição de equipamentos, recuperação de estradas vicinais para escoamento da produção e diversas medidas aplicadas especificamente a cada cadeia, contemplando as etapas de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário