sábado, 27 de fevereiro de 2016

Reitora Nair Portela recebe o título de cidadã de São Luís da Câmara Municipal

 

A honraria foi concedida por suas contribuições na área da saúde e da educação ao longo de 43 anos de carreira na capital maranhense

Foto Reitora Nair Portela recebe o título de cidadã de São Luís da Câmara Municipal
SÃO LUÍS - Por seus extensos serviços prestados na área da saúde e educação, na capital maranhense, ao longo de 43 anos de carreira, a reitora Nair Portela recebeu, na manhã desta sexta-feira, 25, o título de cidadã de São Luís da Câmara Municipal da cidade. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 139/2015, indicação do vereador Honorato Fernandes e aprovado pela Casa por unanimidade.
Nascida em Buriti em 22 de janeiro de 1950, veio para a capital em 1961, aos 11 anos de idade, para completar os estudos do ensino fundamental. A cidade, que naquela época a espantou pelo tamanho, se tornou um lar e o local de grande parte da vida profissional em enfermagem. Graduou-se pela Universidade Federal do Maranhão em 1973 e, desde então, tem contribuído com práticas e pesquisas em gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, e pedagogia e didática.
Como professora associada da UFMA - lotada no Campus do Bacanga - e diretora de Ensino e Pesquisa em Enfermagem, estimulou relações entre UFMA e outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, e deu início à Residência Multiprofissional, com dez categorias profissionais no Hospital Universitário da UFMA, colaborando para a qualificação de profissionais da área da saúde em várias áreas.
Antes de se tornar a primeira reitora da Universidade Federal do Maranhão, foi Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde no quadriênio 2011-2015, contribuindo em momentos importantes da instituição, tais como a implantação dos cursos de Medicina e de Enfermagem em Pinheiro e em Imperatriz.         
Nair Portela agradeceu o título, lembrando de momentos marcantes de sua vida na cidade de São Luís e reforçou seu compromisso com a capital maranhense. "Como educadora e profissional da saúde, vejo aumentar ainda mais a minha responsabilidade para com esta cidade. Cresce, em mim, o desejo de ajudar na tarefa de melhorar os seus indicadores na educação e na saúde, de contribuir na formulação de políticas públicas, de trabalhar em prol da construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. O título de cidadã de São Luís é uma honraria que muito me eleva e no qual sempre terei enorme orgulho", exaltou, diante de familiares e convidados.
Na mesma solenidade, também foi concedido o título de cidadão de São Luís ao seu esposo, Elsior Coutinho, pelo Decreto Legislativo 140/2015. Oriundo de Coelho Neto, com data de nascimento a 19 de dezembro de 1946, deu colaborações significativas à "Cidade dos Azulejos" em artigos, crônicas e contos ao jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão, além de lançar o livro Águas e Ventos da Vida e da Morte, romance de costumes regionais. "Tenho agora uma nova mãe que, pelas mãos legisladoras dos seus legítimos e dignos representantes, acaba de me adotar: a poética, querida, festeira, culta, faceira e mais do que musical São Luís do Maranhão", proferiu.
Além de Nair Portela e Elsior Coutinho, estiveram na mesa de solenidade o presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Astro de Ogum, os vereadores Ivaldo Rodrigues e Honorato Fernandes, o desembargador Milson Coutinho e a secretária municipal de Informação e Tecnologia, Tati Lima, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário