segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

UFMA recebe recurso para projetos contemplados no CT-INFRA

 

Foto UFMA recebe recurso para projetos contemplados no CT-INFRA
RIO DE JANEIRO - O vice-reitor Fernando Carvalho Silva, esteve em Brasília, no dia 26 de fevereiro, representando a Universidade Federal do Maranhão para participar da assinatura de convênios selecionados em carta-convite reunindo um montante de aproximadamente R$ 100 milhões destinados à conclusão de obras de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) apoiados em chamadas anteriores do CT-Infra. Convidada para a solenidade, a reitora Nair Portela não pôde comparecer, já que no mesmo dia recebia o título de cidadã de São Luís, na Câmara Municipal.
A UFMA foi uma das 31 instituições agraciada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), onde as contempladas receberão gradativamente os recursos, a partir de abril deste ano, para dar continuidade a 91 obras. A cerimônia contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, e do presidente da Finep, Wanderley de Souza.
O presidente da Finep, Wanderley de Souza, enfatizou que apoiar instituições públicas de pesquisa por meio do CT-Infra é sempre motivo de satisfação. “Não há sentido termos prédios de pesquisa inacabados. Consideramos prioridade destinar recursos para a conclusão dessas obras, assim como a manutenção dos equipamentos cuja aquisição se deu com apoio da Finep”, declarou o presidente. Wanderley de Souza ressaltou a importância de os reitores priorizarem os projetos mais importantes para o aporte de recursos. O presidente da financiadora se comprometeu ainda a estreitar laços e visitar todas as universidades públicas do País este ano. Num primeiro momento, serão ouvidas as instituições das regiões Norte e Nordeste.
Já o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, destacou a retomada do crescimento das universidades públicas do País na última década. “Agora precisamos nos organizar e ouvir as demandas das instituições para a tomada das decisões que orientarão os próximos passos do ensino superior no Brasil”, declarou Pansera. O ministro também reforçou a importância da comunidade científica para a superação do atual momento em que o País se encontra.
Para o vice-reitor e pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Fernando Carvalho Silva, a assinatura deste convênio da carta-convite será de grande valia para que a Universidade finalize as obras do CT-Infra. "Recebemos um montante de R$ 150 mil reais que será destinado para a finalização do prédio de tratamento de resíduos químicos do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). Além desse recurso, recentemente, a UFMA recebeu a liberação de dois milhões de reais, advindos do recurso do CT-Infra de 2013, para compra de equipamentos de grande porte que vão melhorar, significativamente, o ritmo de pesquisa", afirmou.
Saiba +
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atrás do Finep, vem desde 2001 apoiando projetos que visam a implantação de infratestrutura física e laboratorial para as instituições públicas de ensino e pesquisa. Em 2014, indentificou-se a necessidade de concessão de recursos adicionais aos projetos que contemplavam a construção de edificação destinadas aos grupos de pesquisa selecionados nas chamadas públicas do Fundo Setorial de Infraestrutura (CT-Infra).
Dentro deste contexto, foi publicada a Carta-Convite MCTI/Finep 01/2014, por meio do qual a UFMA foi contemplada com recursos adicionais para a conclusão das construções

Nenhum comentário:

Postar um comentário