sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Governo beneficia mais de 18 mil famílias rurais com minibibliotecas




Em muitas zonas rurais pelo Maranhão, esse é o significado de saber ler é poder enxergar o mundo. O Governo do Estado por meio do Sistema SAF (SAF/Agerp/Iterma) vem contribuindo com o hábito da leitura em comunidades rurais com o Projeto de Incentivo à Leitura no Campo.
O Sistema SAF, concluiu a entrega de 150 minibibliotecas, contemplando os 30 municípios inseridos no Plano Mais IDH, beneficiando 18.043 famílias em 150 povoados. A ação é em parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Arca das Letras que forneceu um acervo de cerca de 130 títulos literários para todas as faixas etárias.
Em missão percorrendo esses municípios, a equipe do Sistema SAF capacitou 300 agentes de leitura que proporcionarão às comunidades momentos como rodas de leitura, dramatização de histórias e pesquisas bibliográficas, além de instruir os usuários da minibiblioteca sobre os cuidados ao usar os livros e como operacionalizar o controle de empréstimos.
“O controle de empréstimos de livros é uma das partes mais importantes do processo. Sem esse controle não há possibilidade desse livro retornar ao acervo, o que pode evoluir para a perda dos livros e a capacitação dos agentes de leitura abrange também esse processo”, explicou a coordenadora Ana Cleide Teixeira,Coordenadora de Educação no Campo.
O próximo passo do projeto é monitorar o uso de cada biblioteca e incentivar cada vez mais o hábito da leitura nas comunidades rurais. A ideia é promover e disseminar o conhecimento até nas comunidades mais distantes.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, o Projeto de Incentivo à Leitura no Campo vem reafirmar o compromisso do governador Flávio Dino de desenvolver o Maranhão por meio do conhecimento e da produção.
“Proporcionar conhecimento aos nossos agricultores familiares é o nosso maior objetivo, fazendo com que ele aumente sua produção e tenha uma vida digna por meio do conhecimento adquirido, isso é gratificante. Realizaremos ainda um grande encontro estadual com os agentes de leitura para que possamos acompanhar de perto o progresso”, enfatizou o secretário.

O Sistema SAF, concluiu a entrega de 150 minibibliotecas, contemplando os 30 municípios inseridos no Plano Mais IDH, beneficiando 18.043 famílias em 150 povoados. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário