segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Prefeitura recebe Selo de Qualidade Internacional pela execução do projeto “Feirinha São Luís”


Prefeitura recebe prêmio da Unesco em reconhecimento à Feirinha São Luís
A Prefeitura recebeu o Selo de Qualidade Internacional pela execução do projeto Feirinha São Luís, durante a 16ª edição do evento realizada neste domingo (24), na Praça Benedito Leite, Centro. A concessão foi  da World Association of Performing Arts (WAPA) e Council Internacional Dance (CID), órgãos ligados à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), durante a programação do IV Festival Internacional do Folclore e Turismo que levou à praça apresentações culturais de grupos folclóricos internacionais e nacionais.
Representando o prefeito Edivaldo, o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, recebeu o Selo de Qualidade Internacional, entregue pelo príncipe da família real sul-africana, Zolani Mikiva, que disse estar em São Luís "para para celebrar a beleza das performances e todas as diferenças culturais presentes no mundo".
O secretário da Semapa disse que agregar o Festival Internacional de Folclore e Turismo à Feirinha é uma excelente oportunidade de divulgação da cidade. "Com a presença de integrantes das delegações estrangeiras e de outros estados brasileiros, o intercâmbio cultural é de grande valia. Uma excelente oportunidade para a nossa população, que pode mostrar o que tem de melhor em São Luís, como nossos produtos agrícolas peculiares, além da culinária local, artesanato e cultura única", destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
O Selo de Qualidade Internacional, é um reconhecimento pelo importante trabalho desenvolvido pela Prefeitura. "Através do projeto Feirinha São Luís, a Prefeitura promove a sustentabilidade econômica criativa, geração de renda para o produtor familiar e pequeno produtor rural, além de divulgação permanente da cultura local. Após rígida análise de materiais do projeto, a Feirinha obteve aprovação em todos os requerimentos exigidos pela entidade", explicou o Presidente da Comissão Municipal de Folclore, Cláudio Sampaio.
A Feirinha São Luís é mais uma opção de lazer das famílias ludovicenses aos domingos, com comercialização de produtos agroecológicos como carro chefe, agregando ainda artesanato, artes plásticas, literárias, opções gastronômicas variadas e atrações culturais.
ATRAÇÕES
Dos 11 grupos folclóricos do IV Festival Internacional de Folclore e Turismo, sete fizeram parte da programação cultural dessa edição da Feirinha São Luís. Se apresentaram o grupo dos Estados Unidos, Xocoyote; da Polônia, Folkloricas Dance Lany de Pozinan; de Cuba, Compañia de Danças Folclóricas Cubanas Somos; do Paraguai, Puente Kijha; do Pará, Ballet Folclórico da Amazônia; da Paraíba, o Grupo Pisada do Sertão; e do Rio de Janeiro, o Grupo Fera Show.
Também fizeram parte da programação cultural dessa edição atrações locais como a Banda do Exército, o Sarau de Bailados do Laborarte, e grupo As Brasileirinhas, com show de encerramento do evento.
Guido Dayne, bailarino do Paraguai se encantou com a Feirinha. "Fico muito contente de ver esse evento sendo realizado aqui no Brasil, valorizando a cultura da cidade, e ainda mais, por poder mostrar a nossa cultura e de tantos países para um público grande e alegre como esse aqui", enfatizou Guido.
BARRACA DO CHEF
Nesta edição, a Barraca do Chef trouxe novidade dois chefs que apostaram na culinária diversificada. 
Adriana Saulnier e Junior Lisboa, levaram além das comidas típicas regionais, uma proposta "Low Carb" para quem gosta de comidas com pouco carboidrato, ou está de dieta.
A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.
Nas edições anteriores, nomes como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha, Paulo Coimbra, Rosângela Roxo e Suely Almeida conquistaram o público pelos sabores variados de seus pratos.
CADASTRADOS
Durante esta semana foi assinado contrato de permissão de uso de barracas para comerciantes da Feirinha São Luís, com objetivo de organizar e melhorar o espaço urbano da Praça Benedito Leite, onde é realizado o evento aos domingos.
"O contrato de permissão do uso das 93 barracas da Feirinha São Luís, é um registro com normas e regras para melhorar a limpeza, higiene, variedade de produtos, assim como toda a logística, garantindo o disciplinamento em parceria com a Blitz Urbana, gerando maior conforto ao público", disse o secretário, Ivaldo Rodrigues.
Estiveram presentes ainda nessa edição da Feirinha São Luís, o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão; a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo; a presidente do Comitê Gestor de Limpeza, Carolina Estrela; e o secretário municipal de Governança Solidária e Orçamento Participativo, Olímpio Araújo.
Integram a Feirinha São Luís 11 polos agrícolas da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 100 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital.
A Feirinha conta com 30 barracas para produtos agrícolas, 32 para artesanato, 20 de alimentação e 11 food trucks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário