segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Aged leva ações de educação sanitária para a 60ª Expoema

 Crianças terão acesso a educação sanitária durante a Expoema 2017, por meio de Teatro de Fantoches. (Foto: Divulgação)
 
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) programou várias ações que serão oferecidas aos produtores durante a Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), de 14 a 21 deste mês, no Parque Independência, em São Luís. Durante a exposição, a Aged promoverá atividades de educação sanitária para crianças e estudantes e para os tratadores de animais.
Temas como agroindústria familiar, febre aftosa, raiva e agrotóxicos serão apresentados para crianças de quatro escolas localizadas em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar por meio de teatro de fantoches. Essa atividade, que faz parte do Projeto Fazendo Educação da Aged, foi desenvolvida para aproximar as crianças da educação sanitária de uma forma lúdica, com linguagem leve e divertida.
As crianças, também, farão visitas guiadas a espaços do Parque Independência. Elas vão se aproximar, de forma segura, dos animais e conhecer como funciona as estruturas de baias e currais.
Os tratadores de animais vão assistir palestras com temas como Obtenção Higiênica do Leite, Bem Estar Animal, Sanidade de Caprinos e Ovinos, Riscos de Alimentação para Ruminantes e Notificação de Enfermidades. O objetivo dessa ação é atualizar o conhecimento técnico desses profissionais que cuidam diariamente dos animais.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a educação sanitária é fundamental para a formação de gerações mais conscientes da produção sustentável. “Nas ações de educação sanitária são tratados temas importantes como descarte adequado e prevenção de doenças, além de abordar a questão da sucessão rural, despertando nas crianças e jovens o interesse pela atividade agropecuária”, declarou.
O presidente da Aged, Sebastião Anchieta, disse que assim como os serviços de fiscalização, as atividades de educação sanitária para crianças, acadêmicos, produtores rurais e profissionais da área são prioridade para a agência. “Temos entre nossos objetivos, levar esse conhecimento, gerando a conscientização das pessoas sobre práticas que devem ser adotadas; no caso das crianças, fazermos a aproximação com os animais e ensinamos, de forma lúdica, temas como aftosa e agrotóxicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário