quarta-feira, 4 de outubro de 2017

HU-UFMA faz ação educativa para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Atividade visa informar sobre formas de prevenção e necessidade do autoexame
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza nesta quinta-feira, 05, em parceria com o Hospital Aldenora Belo, uma ação educativa com a distribuição de panfletos informativos e doação de lenços como parte da programação alusiva ao Outubro Rosa, mês assim batizado em prol da luta contra o câncer de mama. A atividade acontece no hall da Unidade Materno Infantil, a partir das 8h, e visa também arrecadar fundos com a venda de camisas para a compra de próteses para reconstrução mamária. Também será realizada a palestra “Câncer de mama: importância do diagnóstico e tratamento”, a ser ministrada pelo mastologista Diego Trabulsi.
Durante todo o mês de outubro serão desenvolvidas atividades voltadas para alertar sobre a importância de um diagnóstico precoce e formas de prevenção, enfatizando a necessidade de visitas periódicas ao médico e do autoexame das mamas. Este ano, o HU-UFMA adotou uma comunidade, a da Liberdade, para chamar a atenção e motivar os agentes comunitários sobre a importância do rastreamento mamográfico e diagnóstico precoce.
De acordo com a chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, Graciete Santos, a escolha pelo bairro foi estratégica. “Neste ano, resolvemos fazer algo diferente e que tivesse um impacto maior, por isso escolhemos a Liberdade como a primeira comunidade a ser beneficiada. A região fica no entorno do hospital, é um bairro humilde e de pouca cobertura de saúde. O objetivo é levar o conhecimento aos agentes de saúde para prevenir de forma mais eficiente, pois eles serão fundamentais no processo de conscientização da população” ressaltou.
A programação da campanha foi organizada pela Unidade de Atenção à Saúde da Mulher em parceria com a Unidade de Humanização do HU-UFMA. Confira!
PROGRAMAÇÃO
DATA
EVENTO
OBJETIVO
03/10
Palestra para agentes comunitários do Posto de Saúde da Comunidade
Chamar a atenção e motivar os agentes sobre a importância do rastreamento mamográfico e diagnóstico precoce
05/10
Palestra educativa - Câncer de mama: importância do diagnóstico e tratamento - 8h, no auditório do 2º andar - UMI / Stand no hall da UMI em parceria com Hospital Aldenora Bello com ações em prol da compra de próteses para reconstrução mamária (venda de camisas e doação de lenços). Nos demais dias, a arrecadação será feita na sala da chefia da ginecologia no 2º andar - UMI. 
Ações educativas com distribuição de panfletos informativos / venda de camisas e doação de lenços
09 a 16/10
Recebendo pacientes da comunidade adotada para mamografia
Rastreamento efetivo do câncer de mama na comunidade adotada. Exame para mulheres da comunidade entre 40 e 69 anos com mamografia em atraso por mais de um ano
18/10
Stand em Shopping para vendas de camisas em prol da compra de próteses para reconstrução mamária
Enfatizar a participação do HU-UFMA na campanha / promover ação informativa ao público distribuição de panfletos / venda de camisas
19/10
Recebendo profissionais da comunidade adotada
Capacitar os médicos generalistas da Liberdade no rastreio do câncer
20/10
Ação para as servidoras no ambulatório de Ginecologia - Marcação no ambulatório de ginecologia com a equipe de enfermagem
Oferecer avaliação clínica e mamografias para servidoras acima de 40 anos em atraso para prevenção do CA de mama
23 a 27/10
Fechamento da ação na comunidade
Recebimento das mulheres com mamografias alteradas para exame físico e definição de conduta
30/10
Dia do Rosa / Palestra - Câncer de mama: há vida após o diagnóstico? - 10h, no auditório do 4º andar - UMI / Encerramento
Palestra educativa marcando o encerramento e avaliação do impacto da campanha

Saiba mais:                                                                                
O que é câncer de mama?
É o câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, inclusive no Brasil. É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.
Como é possível descobrir a doença cedo?
Por meio da realização de exames periódicos. A partir dos 40 anos, toda mulher deve fazer mamografia e exame clínico das mamas anualmente, mesmo se não tiver nenhum sintoma. A hora ideal de fazer o diagnóstico é quando o tumor ainda não é sentido no exame clínico ou no auto- exame, ou seja, quando ele pode ser detectado apenas nos exames de imagem como mamografia.
Como a mulher pode participar ativamente da prevenção?
Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais modificações. Se observar alguma alteração, tais como caroço, pele da mama com vermelhidão acentuada ou parecida com uma casca de laranja, alterações no bico do peito, a mulher deve procurar imediatamente auxílio médico. O auto- exame deve ser realizado mensalmente, de preferência, após o término da menstruação. Porém a realização do autoexame não exclui a necessidade da mamografia anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário