domingo, 1 de outubro de 2017

PRIMEIRO DE OUTUBRO, DIA INTERNACIONAL DO IDOSO.

Por Dilton Carvalho
O Brasil enfrenta, com rápido envelhecimento da população, um dos maiores desafios de sua história, comparável com os dilemas impostos pela industrialização e urbanização acelerada, e semelhante, na magnitude dos números, ao esforço exigido para promover a universalização da saudete da educação. 
Miguel Pinheiro em comemoração ao dia internacional do Idoso
A particularidade desse desafio está no fato de que a mudança demográfica em curso não pode ser alterada por metas e programas de governo nem depende da intenção de qualquer grupo social. O encurtamento da base e o alargamento do topo da pirâmide populacional compõem um fenômeno  que seguirá seu curso, a passos firmes e determinados, até que, por volta de 2050, o número de brasileiros com mais de 60 anos terá saltado dos atuais 24 milhões para 66 milhões. 
E o mas grave é que o Brasil não está preparado para essas transformações. Os gestores públicos começam a se mover lentamente nessa direção, enquanto a sociedade Civil parecer não acreditar no problema. As famílias administram como podem a maior longevidade de seus pais e avós, mas a verdade é que não estamos criando as estruturas necessárias para lidar com grandes números associados ao envelhecimento da população. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário