segunda-feira, 13 de novembro de 2017

HU-UFMA promove ação educativa sobre o Diabetes nesta terça, 14


Atividades serão realizadas na Praça Deodoro e no hospital para alertar a população sobre a doença

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), por meio da Unidade do Sistema Endócrino, iniciará amanhã, 14, uma ação educativa para alertar a população sobre o Diabetes, doença que está aumentando mundialmente, atingindo crianças, jovens e idosos de todas as classes sociais. A data escolhida para iniciar as atividades de conscientização é celebrada oficialmente como o Dia Mundial do Diabetes.  

O tema deste ano é Mulheres e Diabetes: nosso direito a um futuro saudável”. Serão desenvolvidas diversas ações distribuídas em três locais: Praça Deodoro (voltada para toda a população), Ambulatório de Endocrinologia e Unidade Materno Infantil (voltada para colaboradores e pacientes). “A mobilização será feita por meio de palestras educativas, exibição de vídeo explicativo, aferição de glicemia capilar e distribuição de folders”, explica a enfermeira Vivian Brito.  
  
O objetivo da ação é aumentar a conscientização dos sinais de alerta do diabetes, promovendo ações para incentivar o diagnóstico precoce, a redução dos principais fatores de risco, entre outros. A doença é caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, surgindo quando há redução ou deficiência na produção do hormônio insulina pelo pâncreas.

Mais de 360 milhões pessoas no mundo sofrem de diabetes. Até 2035, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) estima que 471 milhões em todo o mundo terão a doença. Somente no Brasil, estima-se que existam mais de 13 milhões com o problema.

A programação segue também nos dias 16 e 17 no hall do ambulatório de endocrinologia do HU-UFMA, no momento em que os usuários estarão aguardando o atendimento. O ambulatório fica localizado na Rua das Hortas, 239, Centro.

A doença vem crescendo muito pelo próprio estilo de vida moderno, com o sedentarismo, obesidade e má alimentação. As pessoas que estão com a doença mal controlada podem apresentar complicações como enfartes (ataque cardíaco), insuficiência renal, cegueira e úlceras nos pés que podem levar a amputações. Muitas complicações e mortes prematuras podem ser prevenidas com alimentação controlada, atividades físicas e medicamentos.  

Programação:

Dia 14/11 – Terça –feira (Dia “D” Dia Mundial do Diabetes)
Local: Praça Deodoro
08h   às 17h: Realização de Triagem (pesagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar), orientação nutricional, orientações com endocrinologistas, encaminhamentos para especialidades quando necessário e atendimento com assistente social.

Local: Ambulatório de Endocrinologia
07h   às 11h: Abertura da Campanha do Dia Mundial do Diabetes, palestras, exposição de vídeo educativo, aferição de glicemia capilar, distribuição de folhetos explicativos

Local: Unidade Materno Infantil
08h   às 11h: Palestras, aferição de glicemia capilar e  distribuição de folhetos explicativos

Dia 16/11 – Quinta- feira
Local: Ambulatório de Endocrinologia
08h   às 11h:  Palestras, exposição de vídeo educativo, distribuição de folhetos explicativos
13h   às 16h:    Palestras, exposição de vídeo educativo,  distribuição   de folhetos explicativos

Dia 17/11 - Sexta -  feira
Local: Ambulatório de Endocrinologia
08h   às 11h:  Palestras, exposição de vídeo educativo, distribuição de folhetos explicativos
13h   às 16h:  Palestras, exposição de vídeo educativo,  distribuição   de    folhetos explicativos

Com informações da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário