domingo, 21 de janeiro de 2018

“Agora a gente tem o que comer todo dia”, dizem beneficiários das ações do Dia D Mais IDH

    Raimundo Araújo e Rosa Maria foram beneficiados com cisterna de 24 mil litros em Santana do Maranhão (Foto: Tiago Peixoto)
As mais de 200 ações e entregas do Dia D Mais IDH, promovidas pelo Governo do Maranhão nesse sábado (20), levaram alento e esperança para centenas de moradores dos 13 municípios beneficiados com o mutirão. Com entregas de Escolas Dignas, títulos de terra, sistemas de abastecimento de água, kits de irrigação e outras ações, famílias inteiras agradeceram e relataram as mudanças levadas pelo Plano Mais IDH.
Os produtores rurais Raimundo Araújo e Rosa Maria moram na comunidade Bacuri em Santana do Maranhão e foram beneficiados com uma cisterna de 24 mil litros, levada pelo programa Segunda Água. O equipamento já estava em funcionamento mesmo antes da inauguração deste sábado e, a partir dela, puderam ampliar sua produção de frango e aumentar sua renda.
“Para nós foi muito bom, a gente estava com muita dificuldade para se alimentar mesmo e agora a gente tem o que comer todo dia, tem onde buscar e sempre que alguém vem comprar, a gente vem, vende ovos”, contou o agricultor.
Eles também conseguiram ampliar os negócios com o funcionamento do sistema: “Compramos uma chocadeira e vendemos para os nossos vizinhos também, chegou na hora certa”.
 Agricultor Salvador Rodrigues destacou a importância das ações do Dia D Mais IDH no povoado Santa Luzia (Foto: Doriane Menezes)
 
Quem também agradeceu pelos sistemas de abastecimento de água foi o agricultor Salvador Rodrigues, do assentamento Santa Luzia, em Governador Newton Bello: “Passamos a vida inteira andando quilômetros para abastecer nossas casas. Enfim, esse problema acabou e estamos muito felizes e agradecidos ao governador Flávio Dino por ter olhado para nossa comunidade”.
Essa foi a segunda edição do mutirão de entregas do Plano Mais IDH e foram beneficiados os municípios de Afonso Cunha, Água Doce do do Maranhão, Araioses, Belágua, Cajari, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Milagres do Maranhão, Santana do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São Raimundo do Doca Bezerra e São Roberto.
Segurança Alimentar
Em Governador Newton Belo, o Governo do Maranhão está construindo um Cozinha Comunitária, que se integra à rede de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, executados pelo Governo do Maranhão, nos 30 municípios do Mais IDH e à rede de 21 Restaurantes Populares do Estado.
A unidade do município foi vistoriada pela secretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Lourvídia Caldas.
A dona de casa Maria Rita Silva Pinheiro, 48 anos, disse que todos aguardam a inauguração da Cozinha Comunitária de Governador Newton Bello. “A construção dessa Cozinha em nosso município é um grande presente para a população carente daqui, pois terá a oportunidade de se alimentar melhor e sem custos”, disse ela.
Kits Sanitários
  Vanessa Cristina informou que as ações do governo mudaram a vida dela (Foto: Tiago Peixoto)
 
No total, 95 kits sanitários foram entregues neste sábado. O programa é uma ação que tem a finalidade de diminuir o déficit de banheiros ou sanitários nas residências maranhenses.
Vanessa Cristina, moradora da comunidade de Santana Velha, em Santana do Maranhão, já recebeu cisterna e um kit sanitário em sua casa: “Essas duas coisas foram maravilhosas, porque o banheiro eu necessitava, estava necessitando e a cisterna também que é uma coisa maravilhosa e agora já tenho as galinhas, não compro mais ovo”.
Francisco José foi beneficiário de um dos kits destinados ao município de Araioses. “Eu estou muita feliz, minha famílias está muito feliz também com o trabalho que o governador está trazendo para nós, todo mundo satisfeito”, contou.
Minha Casa Meu Maranhão
    Dia D Mais IDH reforçou as ações de apoio a agricultores e combate à insegurança alimentar. (Foto: Divulgação)
 
Quem recebeu uma das 46 casas entregues em Governador Newton Bello também era só agradecimentos: “Estou muito feliz, agradeço primeiro a Deus e segundo ao governador Flávio Dino porque se não fosse ele eu não teria uma casa dessa”, contou Rosa dos Santos, moradora do povoado Santa Luzia.
Ela também é beneficiada por outras ações do Plano Mais IDH: “Agora tem água encanada na nossa casa, tem uma escola muito bacana que eu estudo lá, no Sim, eu Posso! Estou muito feliz que eu não sabia fazer meu nome e agora eu faço. O meu muito obrigada!”.
As ações realizadas neste sábado também incluíram o lançamento de cursos de qualificação profissional, a realização da Feirinha da Agricultura Familiar e atendimentos de saúde, por meio da equipe da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), e emissão de documentação básica com a carreta do Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário