sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Com assistência técnica, produtores de carne e leite comemoram aumento de produção e renda

 
Com assistência técnica, produtores de carne e leite comemoram aumento de produção e renda
Ao longo destes três anos, os avanços no setor produtivo e econômico do Estado tem sido cada vez mais perceptíveis. Por meio do programa Mais Produção, as cadeias produtivas de hortifruticultura, aquicultura, arroz, leite e carne e couro, gerenciadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), já apresentam aumento nos números de lucro e produtividade, dando muitos motivos para comemorar aos produtores.
Na cadeia do leite, através da parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Sagrima, dá assistência técnica e gerencial a 675 propriedades, em 23 municípios , com destaque para a região oeste e a região tocantina. Já na cadeia de carne e couro, que fomenta o aumento e a valorização do rebanho maranhense, assiste 250 propriedades, em 19 municípios do Estado.
Índices acima da média nacional 
 Os produtores maranhenses comemoram o aumento de 22,04% de aumento na produção, que é equivalente a  5,2 litros de produção por vaca ao dia, superando a média nacional que é de 4,4 litros, além da produção, a produtividade apresentou um aumento de 25,77%, refletindo no aumento de 25,40% na renda bruta.
Para Antônio Ferreira da Silva, produtor  leite, do município de João Lisboa, “Depois que esse programa chegou aqui, as coisas melhoraram muito para todos nós aqui da região. Antes, eu acordava as cinco da manhã e só terminava por volta das oito, para tirar no máximo 60 litros. Hoje eu tiro 150 litros, em uma hora só. O programa mais produção nos deu a oportunidade de crescer, eu por exemplo, recebi uma ordenhadeira e foi a melhor coisa para a minha produção.”
Para além desses números, outra conquista é a regularidade da produção, uma vez que esses resultados oscilavam entre os períodos de chuva e seca.  Com a assistência e técnicas como a ensilagem, os produtores podem produzir durante o ano todo.
Já na bovinocultura de corte, os produtores assistidos, aumentaram em 26,78% seus rebanhos e em 50,85% o número de @ vendidas, movimentando a economia local. 
“Antes não tínhamos controle do que produzíamos , apenas trabalhávamos de sol a sol, mas sem ter a real noção dos resultados, lucros e gastos. Mas depois que o programa Mais Produção chegou, tudo melhorou e melhorou muito, essa assistência técnica nos fez crescer bastante.” Disse Izarão de Lima, de Formosa da Serra Negra, um dos produtores que comemora um aumento de mais de 48,54% nos lucros.
O Presidente do Senar,  Luiz Figueiredo,  ressaltou que “Todos os produtores passaram por um processo de capacitação, tanto na parte de gerenciamento, quanto na parte de técnicas de produção trabalhando os eixos necessários e requeridos por cada cultura, na cadeias do leite e de carne e couro, por exemplo, foram feitos cursos para a melhoria das cargas genéticas desses animais, inseminação artificial de bovinos, manejo reprodutivo , manejo alimentar,
dentre muitos outros, que somados, foram fundamentais para que o resultado da produção, pudesse realmente ter um diferencial positivo. “
Medidas de caráter tributário, redução da carga tributária de 12% para 2% nas saídas internas e interestaduais das mercadorias produzidas pela indústria de laticínios maranhense e a redução de ICMS na comercialização de gado bovino e bubalino e carne, também contribuem para o crescimento do setor. 
O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, destaca a importância do que já foi conquistado até agora. “Em pouco tempo, já vemos excelentes resultados e que temos potencial para evoluir muito mais. Esse bom desempenho, aliado às mudanças na tributação e à política de atração de investimentos tem tornado a bovinocultura do Maranhão cada vez mais forte e competitiva, seja no leite ou na carne, couro e demais produtos derivados ”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário