quarta-feira, 30 de maio de 2018

Dia Mundial sem Tabaco: Governo atende população em ações de combate ao tabagismo

 
Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 31 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu uma ação educativa nesta quarta-feira (30), na Feira do Mangueirão, no bairro Divinéia, em São Luís.
Técnicos e agentes de saúde percorreram a feira orientando a população sobre prevenção ao tabagismo, uma doença considerada pela OMS como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Uma tenda de atendimentos foi montada na entrada de feira com serviços básicos de saúde nas áreas de tabagismo, hanseníase e hipertensão, além de teste rápido de glicemia, aferição de pressão e rodas de conversa.
A chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Maria Teresa Pereira de Carvalho, destacou a importância do diálogo e da implantação de políticas públicas para o combate ao tabagismo.
“A intenção de promover ações como esta para levar informação para a população e para a imprensa, que é multiplicadora de conteúdo, visa uma melhor qualidade de vida e ambientes livres do cigarro. Aproveitamos datas pontuais como esta para informar os centros de referência de tratamento no estado, onde a população deve buscar ajuda profissional”, esclareceu Teresa Carvalho.
A empresária Laila Cabral considera a ação importante também para os não fumantes, pois a informação sobre os perigos que o uso contínuo do tabaco causa no organismo também deve ser divulgado. “Aqui na feira é um local de ampla circulação de pessoas, o que acaba sendo ótimo para a divulgação de conhecimentos acerca do consumo de cigarro. Ninguém da minha família fuma, mas tenho amigos que fumam e me preocupo com a saúde deles”.
A feirante Antônia de Sousa, de 45 anos, é fumante desde os 19 anos, e está em tratamento para parar de fumar. “Estou ciente dos riscos que corro ao consumir cigarro, é uma droga para os órgãos. Ano passado eu fumava 20 cigarros por dia e agora, desde a semana passada, parei”, disse.
Durante a ação, Wagner Serra aproveitou para aferir a pressão. Ele consume diariamente 15 cigarros. “A correria do dia a dia não permite o cuidado com a saúde. Para aliviar o estresse recorri ao cigarro, estou nessa vida de fumante há cinco anos. Já tentei parar várias vezes porque a respiração está falhando”. Além de aferir a pressão, Wagner recebeu orientações onde buscar ajuda na rede de atendimento estadual.
Combate ao tabagismo
 
A data de combate ao tabagismo, instituída pela Lei nº 7488/1986, foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.
Com relação às doenças causadas pelo uso de tabaco, o Ministério da Saúde (MS) revela que 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão e 25% das doenças vasculares – entre elas, o Acidente Vascular Cerebral – são decorrentes do tabagismo.
Onde buscar tratamento
Em São Luís, o tratamento para fumantes está disponível no CAPS AD Monte Castelo, no Centro de Saúde AMAR, no Centro de Saúde Salomão Fiquene, no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa e no Centro de Saúde São Raimundo.
Medidas de combate no Brasil
O Brasil vem adotando importantes medidas para controle e diminuição do uso do tabaco. Em 2005, aderiu à Convenção-Quadro do Controle de Tabaco (CQCT), que é um tratado internacional de saúde pública para elaborar e atualizar as políticas de controle e proteger as políticas nacionais contra os interesses da indústria da substância.
Em dezembro de 2011, a presidente Dilma Rousseff sancionou uma nova Lei do Fumo. A proibição de fumar em lugares fechados, que tinha como objetivo inicial proteger as pessoas da exposição ao fumo passivo acabou estimulando os fumantes a reduzirem ou pararem de fumar. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a retirada de cigarros com sabor do mercado e restringiu o uso de aditivos que dão aroma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário