quarta-feira, 6 de junho de 2018

RIO ANIL SHOPPING APRESENTA DESFILE DE VALORIZAÇÃO DA NEGRITUDE AFROBRASILEIRA


Quase todas as expressões culturais maranhenses que se destacam no período junino têm na origem um mesmo DNA: as matrizes africanas. É assim com o Cacuriá, o Tambor de Crioula e até o próprio Bumba-Meu-Boi, com suas variações e sotaques diversificados. Mas não são somente essas manifestações que remetem à contribuição da África na cultura maranhense. O jeito de falar, vestir, caminhar, os biotipos, etc. também evidenciam a forte ligação do estado com o continente de Nelson Mandela.

Justamente para valorizar essa ligação afro-brasileira, muito evidente no Maranhão, estado de maioria negra, segundo o IBGE, o Rio Anil Shopping apresenta nesta quarta-feira, 6 de junho, às 18h, o Desfile AFCult - Cultura e Ancestralidade.

Pela passarela, montada no palco do Arraial do Rio Anil, desfilarão 15 modelos, entre homens e mulheres, incluindo representantes do movimento LGBTI. Todos apresentarão peças produzidas com tecidos genuinamente africanos, desenhadas pelo estilista e engenheiro eletricista, formado pela UFMA, Fiston Nsutani Sita, natural da República Democrática do Congo, radicado em São Luís (MA). No desfile de roupas étnicas, haverá espaço, também, para a apresentação de acessórios e adereços africanos.

Afroculture

Além de Fiston, que assina as peças de roupa étnicas, a idealização do desfile fica a cargo do Afroculture, organização maranhense que reúne mulheres negras envolvidas nos movimentos de luta contra o racismo. O Afroculture nasceu em setembro de 2015, a partir de uma ideia da jovem Carla Rocha, que quis difundir entre as adolescentes, jovens e mulheres negras a importância do respeito e da valorização à estética natural da negritude, numa sociedade “escrava” de padrões de beleza importados da Europa e dos Estados Unidos, principalmente.

Em 2016, o grupo maranhense participou do programa Encontro com Fátima Bernades, na TV Globo, o que alavancou a ideia da organização e a tornou internacionalmente conhecida, seguida por mulheres negras de vários lugares do Brasil e do mundo.

SERVIÇO

O QUE: Desfile Afroculture de Roupas Étnicas
QUANDO: Quarta, 6 de junho, das 18h às 19h
ONDE: Rio Anil Shopping, Piso L1

Nenhum comentário:

Postar um comentário