segunda-feira, 30 de julho de 2018

Flávio Dino: Maranhão no rumo certo

Tive analisando a atual conjuntura do Brasil e especialmente a conjuntura aqui no Maranhão, onde vivo com a família e cheguei  a infeliz conclusão que precisamos  urgente de uma mudança radical na estrutura de poder que está enraizada há décadas. Nesses 30 anos de convivência e militância aprendi uma coisa, que a velha oligarquia ainda tem muita influencia ou má influencia no cenário politico brasileiro. O clã Sarney ainda sobrevive e ainda tem esperança de permanecer por mais tempo infelicitando a nossa gente. Eles montaram ao longo dos anos esse poder real e simbólico no imaginário popular. Eles "trabalham" não pelas  coisa que eles acham que fizeram, mas pelo erros dos que em pouco tempo não conseguiram fazer por implicância e boicote deles através da manutenção do poderio eletrônico que  eles sustentam até hoje  em nosso Estado. O Brasil e o Maranhão não merecem essa gente, a estrutura de poder que eles montaram  ao longo dos anos através da pilhagem e rapinagem dos recursos públicos parecem que  não foi suficiente. Eles continuam ávidos pelo poder e insaciável pelo dinheiro que acumularam durante esse tempo todo. O atual governo em apenas 4 anos fez o que eles não fizeram em 50 anos. É por isso que eles insistem em tentar destabilizar o tempo todo o atual governo. O Maranhão está no rumo certo, precisa de ajuste sim, nada será como antes, as mudanças necessárias são de longo prazo, por isso que Flavio Dino precisa de mais 4 anos para fazer a real transição e transformação. Essa fortuna que o clã construiu em detrimento à população mais carente. Eles colocaram a Educação e a Saúde com índices baixos elevando o IDH a um patamar inferior a de outros Estados. Logo  eles que tiveram um Presidente da República e uma filha tresloucada que desgovernou o Maranhão durante 26 anos e deixou o nosso Estado em condição de extrema pobreza . Não temos dúvidas que a mudança está no rumo certo, com a melhoria significativa da Educação com a "Escola Digna" e com os projetos e instrumentos de mudanças utilizado pelo governo Flavio Dino. Temos que nos guiar pela luta de Darcy Ribeiro pela Democratização do ensino público e de qualidade para todos. Darcy deixou esse espirito de luta para nós, e deixou todo sentimento de liberdade em seus escritos: Através delas daremos livros, livros a-mãos-cheias, a todo o povo. O livro, bem sabemos, é o tijolo com que se constrói o espírito. Fazê-lo acessível é multiplicar tanto os herdeiros quanto os enriquecedores do patrimônio literário, científico e humanístico, que é, talvez, o bem maior da cultura humana.
Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria.
A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário