sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Ações integradas capacitam trade turístico na região do litoral ocidental maranhense

 
Gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, fala na abertura do evento em Alcântara
Sebrae realiza palestra para acadêmicos do IFMA - Campus de Alcântara. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas que estarão sendo executadas pelas duas instituições nos próximos dois anos.
 
Mais de 100 acadêmicos dos cursos de Gestão em Turismo, Guia de Turismo e Administração de Empresas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMA), Campus de Alcântara, participaram na última quarta-feira (26), no auditório do próprio campus, da palestra Empreendedorismo em Dois Tempos, realizada pelo Sebrae Maranhão, atendendo a uma demanda da coordenação do núcleo de turismo do IFMA.
A palestra é uma das ações de um conjunto de iniciativas que estarão sendo executadas pelo Sebrae Maranhão, em parceria com IFMA, nos próximos dois anos, com foco na educação empreendedora. A proposta é realizar ações, englobadas dentro do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae, que disseminem a cultura do empreendedorismo nos Campi da instituição de ensino no estado, voltados à educação profissionalizante e ao ensino superior, como é o caso da unidade situada na cidade turística de Alcântara.
Na ocasião, os alunos puderam conhecer mais sobre o universo empreendedor, recebendo orientações, dicas e incentivos que poderão auxiliar na tomada de decisões que nortearão suas vidas profissionais logo ao concluir a fase acadêmica.
“Precisamos despertar o espírito empreendedor nesses alunos, pois muitos deles serão empresários de sucesso num futuro não muito distante, por isso o quanto antes iniciarmos o processo de capacitação deles, melhores empreendedores eles serão quando concluírem sua vida acadêmica”, afirma a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, responsável por atender a região.
Momento da palestra “Empreendedorismo em Dois Tempos” promovida pelo Sebrae, para alunos do IFMA
Para o diretor de ensino do IFMA - Campus de Alcântara, Jorge Renato Santos, o fortalecimento do turismo na região passa pela comunidade acadêmica e pelo fortalecimento das parcerias firmadas entre as instituições. “Os futuros profissionais do turismo que hoje estão sendo construídos pelo IFMA, precisam entender o quanto eles são importantes para que a atividade turística se desenvolva nessa região, e é por meio de parcerias como a do Sebrae, que nós iremos preparar nossos alunos para que no futuro eles possam ter diferenciais de atuação no mercado, independente do ramo que decidam atuar”, pontuou o diretor.
A ação também serviu para comemorar a passagem do dia mundial do turismo, celebrado em todo o mundo no dia 27 de setembro.
 
BOX
SEBRAE TRABALHA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NO LITORAL OCIDENTAL
O Sebrae Maranhão tem promovido ações de promoção do potencial turístico da região do litoral ocidental maranhense, capacitando, orientando empresários e gestores públicos ligados ao turismo na microrregião, apoiando e realizando eventos que tem como principal finalidade fortalecer o ecossistema do segmento.
Capacitações mais amplas em áreas como gastronomia, atendimento, design, gestão, planejamento, vendas e finanças, já vem sendo realizadas nos 11 municípios que integram o litoral ocidental.
Além de iniciativas mais especificas como o FamTur, que é uma forma de promoção que leva o distribuidor do produto turístico, agências de viagem, guias turísticos e operadores de turismo, para visitar o destino, a fim de que eles conheçam o local e possam então oferecer aos seus clientes. O Sebrae levou recentemente um grupo desse segmento para uma visita à Ilha de Guajerutia, no litoral da cidade de Cururupu.
Uma outra ação que merece destaque é o I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás, que reuniu no mês de agosto, na cidade de Cururupu, mais de 700 pessoas envolvidas com o turismo.
“O Sebrae sempre viu no turismo um ponto de partida importante para dinamizar a economia do Litoral Ocidental, vemos nesta região muito potencial para gerar riqueza a partir das belezas naturais e dos fazeres culturais próprios. Riquezas essas que podem ser trabalhadas e melhorar a qualidade de vida dos 180 mil maranhenses, que vivem nos onze municípios que integram o Litoral Ocidental. Nesse sentido, o I Seminário de Turismo da Floresta dos Guarás, foi uma das ações idealizadas pela instituição para marcar oficialmente a sua contribuição no processo regional de desenvolvimento por meio do turismo”, garantiu o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.
Vale destacar que o Sebrae executará no ano de 2019 o projeto Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental – Turismo, com ações inteiramente voltadas para fortalecer, capacitar e preparar a cadeia do turismo na região e buscar parcerias para executar as demais ações que não estão no escopo técnico do Sebrae, mas que precisam ser executadas. O público alvo do projeto são empresários, associações, sindicatos e entes públicos, que tenham atuação ligada ao turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário