segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Atenção ao prematuro é reforçada com atividade educativa no HU-UFMA

Materno Infantil realiza ação para esclarecer e informar sobre questão da prematuridade
Instituído para simbolizar a luta visando a redução do número de bebês nascidos prematuros, o dia 17 de novembro é considerado o Dia Mundial do Prematuro. Em alusão a data, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove amanhã, 20, um dia repleto de informações, depoimentos, rodas de conversa e homenagens para evidenciar o papel importante da equipe multiprofissional e das famílias que vivenciaram a internação do filho na UTI neonatal do HU-UFMA. O evento acontece no auditório do 4º andar da Unidade Materno Infantil, a partir das 8h.  
A enfermeira plantonista da UTI Neo e coordenadora da QualiNeo no HU-UFMA, Luciana Carvalho, destaca o objetivo de evidenciar a temática da prematuridade para toda a população “Queremos chamar a atenção para a questão da prematuridade, para que as pessoas tenham uma atenção especial com relação aos cuidados que podem ser feitos para evitar esses nascimentos antes do período correto. É necessário que as pessoas entendam que é possível sim, evitar que a criança nasça prematura, na maioria das vezes”.
Segundo a enfermeira, a principal causa da prematuridade é o pré-natal realizado de maneira inadequada. “Muitas vezes, a mãe adquire infecções do trato urinário, hipertensão arterial ou outras comorbidades durante a gestação, mas não são tratadas, pois ela não foi acompanhada adequadamente”, explica.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 10% dos bebês nascem antes do tempo. Mas o avanço da medicina tem possibilitado que a grande maioria consiga se desenvolver e crescer com saúde. O bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação é considerado prematuro ou pré-termo.
Entre eles, está o pequeno Benjamim, internado há um mês na UTI Neo. Seus pais, Franklin e Vanessa Cunha, acompanham de perto sua evolução e não veem a hora dele poder ir para casa. “Confiamos muito na equipe, mas não o ter em casa conosco é muito doloroso. Estamos sempre aqui com ele, mas não é a mesma coisa. A torcida é para que logo possamos realizar esse sonho de tê-lo em nossos braços de forma integral”, diz a mãe.     
“Não existe um bebê sozinho. Todo bebê tem seu contexto familiar. Ele precisa desse carinho e da presença da família, até para poder aumentar o vínculo da família e do bebê e isso possibilitar mais condições para que ele possa ir para casa mais rápido. A evolução do paciente depende da resposta de cada um ao tratamento. O que a gente faz é dar condições para que essa criança consiga melhorar, ganhar peso e ter condições de ir para casa. É um trabalho em conjunto, com muito atores envolvidos”, reforça a enfermeira.    
A atenção ao neonato prematuro nas unidades de terapia intensiva neonatais (UTIN) tem sido aperfeiçoada continuamente. A consequência é o aumento na sobrevida de recém-nascidos (RN) cada vez mais prematuros. No HU-UFMA, esse cuidado é realizado pela equipe multiprofissional da Unidade de Cuidados Perinatais, que também é o Centro Coordenador da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Risco-Método Canguru, há mais de 20 anos.
Sobre a Ebserh
Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. 
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário