quinta-feira, 28 de março de 2019

Encerra hoje, 28, Seminário sobre Pacto Nacional para Alimentação Saudável, em Imperatriz

O Seminário Regional sobre o Pacto Nacional para Alimentação Saudável, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), encerra nesta quarta-feira (28). O evento, que acontece em Imperatriz, reúne 34 municípios para articular políticas, órgãos, entidades e esforços para a promoção da alimentação saudável.
Segundo Lourvídia Caldas, secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, o evento busca fomentar e incentivar o consumo e a produção de alimentos saudáveis.
“A realização do seminário tem como propósito discutir assuntos referentes à política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e, ainda, por meio dos debates, articular ações que possam ampliar o acesso regular de famílias que vivem em situação de insegurança alimentar, a uma alimentação mais saudável”, disse Lourvidia.
Na programação do primeiro dia do evento, realizado na última quarta-feira (27), foi apresentado aos participantes a operacionalização do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído em 2006 com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Também foi realizada apresentação do Pacto Estadual para alimentação saudável.
Já no dia do encerramento (28), o público participou de dinâmicas, de oficinas e receberam orientações sobre como aderir ao Pacto Nacional e de como participar e organizar, em seu município, a VI Conferência de SAN.
Participaram do seminário os municípios de Açailândia, Alto do Parnaíba, Arame, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Buritirana, Carolina, Davinópolis, Estreito, Fernando Falcão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Imperatriz, Itaipava do Grajaú, Itinga do Maranhão, Jenipapo dos Vieiras, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Pastos Bons, Porto Franco, Riachão, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Francisco do Maranhão, São Pedro dos Crentes, São Domingos do Azeitão, São João dos Patos, Senador La Roque e Vila Nova dos Martírios. Além de Imperatriz, os municípios de Santa Inês, Pinheiro, Chapadinha e Caxias também receberão o seminário, nos meses de abril e maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário