segunda-feira, 15 de abril de 2019

Famem luta pelo reconhecimento da região do semiárido no Maranhão


O Maranhão vai seguir lutando pelo reconhecimento e inserção de territórios do estado na região do semiárido brasileiro. Foi esta a manifestação do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, ao contestar a exclusão do estado no pacote de ações do Ministério da Agricultura que contemplará os municípios do semiárido nordestino com recursos.

Na semana passada, o anúncio da exclusão do estado do plano de ações do governo Bolsonaro, provocou movimentação da bancada maranhense em Brasília em plena realização da 22ª edição da Marcha dos prefeitos. 

Em ato contínuo à divulgação da notícia acerca da exclusão do estado do pacote de ações do ministério da Agricultura, o coordenador da bancada federal do Maranhão, Juscelino Filho, esteve em audiência com a ministra Teresa Cristina para tratar sobre o assunto. 

O parlamentar argumentou com a ministra que reconhecidamente o Maranhão possui dois municípios oficialmente inseridos no semiárido, mas que tramita no Congresso Nacional proposição no sentido de ampliar este número para até 42 municípios. Destes, 15 municípios pertencentes ao Baixo Parnaíba foram reconhecidos pela Câmara Federal e aguardam agora aprovação de projeto de Lei no Senado.

O foco do pacote de ações do Governo Federal que deve ser anunciado pela ministra até o início do mês de junho está voltado para a irrigação e fomento das cooperativas da agricultura familiar.

Em novembro de 2017, os municípios de Araioses e Timon foram incluídos no grupo a partir de uma nova configuração, avalizadas por um grupo técnico da Sudene que levou em conta novos critérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário