quinta-feira, 25 de abril de 2019

Quase metade dos estudantes brasileiros sai de casa sem tomar café da manhã, revela pesquisa


Especialistas apontam prejuízos causados pelo mau hábito de começar o dia em jejum

Depois de longas horas de sono noturno, assim que desperta, o organismo precisa de energia para executar as atividades do dia. “Desde o caminhar até o exercício do raciocínio necessitam dessa energia”, confirma a nutricionista do Hapvida Saúde, Débora Pinheiro. Primeira refeição do dia, entretanto, o café da manhã é completamente ignorado por 40% dos estudantes brasileiros, que saem de casa sem consumir nenhum alimento logo cedo, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O dado é alarmante e chama a atenção para um dos maiores causadores de impacto negativo no desenvolvimento pedagógico das crianças em idade escolar: a quantidade e qualidade da alimentação consumida pelos alunos. “A alimentação inadequada pode provocar problemas cognitivos, com impacto na memória e prejuízos ao raciocínio”, atesta a especialista.

O alerta às famílias é que um aluno mal alimentado ou em jejum prolongado, que mantém o hábito de sair de casa sem tomar o café da manhã, por exemplo, passa a ter grande dificuldade de concentração e aprendizado. “Sem ânimo, sem energia, as crianças começam a ter uma piora no rendimento escolar, déficit de atenção e pouca interação com outras crianças, levando a problemas sociais”, revela Débora Pinheiro.

Exemplo em casa

A nutricionista explica que é preciso que os pais tenham mais atenção à alimentação dos filhos, principalmente, na fase inicial do desenvolvimento cognitivo. “Tudo começa em casa. Os pais servem de modelo para os filhos e, além da palavra, o comportamento tem papel importante na educação nutricional das crianças e adolescentes. Logo, fora o exemplo em casa, esses pais podem incentivar seus filhos a serem mais saudáveis apresentando outras alternativas de lanches mais naturais em vez da praticidade dos industrializados”, destaca.

Porém, a má alimentação não prejudica apenas a vida escolar da criança, a saúde é afetada e situações como queda de cabelo, quebra de unha também podem ocorrer. “O futuro dessas crianças, que muitas vezes se tornam obesas, é uma vida adulta ameaçada pela hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, varizes, hérnias, doenças emocionais, câncer e problemas ortopédicos”, alerta a especialista.

Para garantir uma alimentação saudável e saborosa, Débora Pinheiro sugere que as famílias incentivem o consumo de lanches naturais. “Bolo de laranja com suco integral de uva (diluir em água ou gelo para diminuir a concentração); Iogurte Natural com morangos e castanha de caju ou Amendoim (cru sem sal); e Pão integral com queijo coalho e tomate (se colocar orégano fica mais delicioso ainda) com água de coco são algumas opções de lanches rico em nutrientes e saborosos, que podem contribuir para o bom desenvolvimento de crianças na vida escolar, bem como, garantir uma vida saudável a curto e longo prazo”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário