quarta-feira, 3 de abril de 2019

Sedes realizará Oficina “Chefes Mirins” para público da Ceasa

Sedes irá realizar oficina “Chefes Mirins” para crianças na Ceasa
O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizará no próximo dia 13 de abril, a Oficina “Chefes Mirins” com o tema ‘Páscoa’, para o público da Ceasa, em São Luís. Durante reunião na manhã desta quarta-feira (03), a equipe da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar (SASAN) da Sedes definiu alguns ajustes sobre a oficina, com o presidente do Cooperativa Dos Hortifrutigranjeiros do Maranhão LTDA (COHORTIFRUT), Milton Gadelha.
Destinada a 30 crianças com faixa etária de 04 a 12 anos, a oficina possui carga horária de 2h e tem a finalidade de conscientizar os participantes sobre os benefícios proporcionados à saúde, em decorrência do consumo de alimentos saudáveis e quais os riscos em se consumir alimentos embutidos e enlatados. Além disso, são orientados sobre o procedimento com a higiene pessoal e dos alimentos.
O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, destacou a importância de ações como estas voltadas para a saúde e alimentação correta das crianças. “No Brasil, uma parcela significativa da população não se alimenta corretamente e isso é um dos grandes desafios que o sistema de saúde tem enfrentado. Nosso objetivo com a oficina é colocar as crianças no foco das ações que combatem os hábitos alimentares inadequados e causadores destes males”, explicou o secretário.
Estimular consumo de alimentos saudáveis, ensinar a importância de higienizar alimentos, desenvolver a capacidade analítica e interpretativa da criança como coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa, e gustativa, reconhecer o produto industrializado como um alimento menos nutritivo e menos necessário ao seu desenvolvimento, identificar as preferências alimentares dos alunos, identificar cores, texturas e os diferentes sabores de alguns alimentos e desenvolver a criatividade, são alguns temas abordados na oficina.
A secretária adjunta da Sasan, Lourvidia Caldas, explicou que é uma data comemorativa do calendário nacional e por isso torna-se imprescindível trabalhar esse tema com crianças. “Por essa razão, a orientação de uma alimentação saudável se dará de forma atraente, lúdica e educativa, explorando alimentos como frutas e chocolate, sempre apontando benefícios e malefícios de alguns alimentos além do incentivo aos bons hábitos alimentares”, disse Lourvidia.
Além da etapa teórica, a oficina contará a prática voltada para montagem de espetinho em frutas em conjunto com as crianças, brincadeiras dirigidas, trabalhar com identificação e diferenciação de texturas e cores através dos alimentos.
O presidente da Ceasa, Milton Gadelha, declarou que é gratificante colaborar com projetos que visam a melhoria de a conscientização sobre a saúde e os hábitos alimentares.
“Temos uma grande preocupação com a área social. Já temos na casa projetos que atendem ao público mais necessitado, porque temos como uma das prioridades questões nesse âmbito. Parcerias como essas são bem-vindas e estamos sempre à disposição para ajudar quem mais precisa, principalmente quando o assunto é saúde e alimentação saudável, temas tão pertinentes na nossa atualidade”, disse Milton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário