quarta-feira, 1 de maio de 2019

“A autoestima vai lá pra cima por estar trabalhando de novo”, diz trabalhadora encaminhada pelo Governo ao mercado de trabalho



“Eu acordo às 4h da manhã, às 5h30 estou saindo de casa, pego o primeiro ônibus, vou para o terminal do São Cristóvão, passo pelo terminal da Cohab e depois sigo para o terminal da Cohama, onde pego o segundo ônibus para chegar até a obra, onde devo estar até às 7h”. O relato é da técnica em segurança do trabalho, Sandla Alves, de 50 anos.

Mesmo acordando e saindo de casa nas primeiras horas do dia, tendo que pegar dois ônibus e passar por três terminais de integração, Sandla não reclama. Pelo contrário, ela comemora por fazer o trajeto todos os dias a um mês, tempo em que começou a trabalhar, depois de passar quase três anos desempregada.

Moradora do bairro da Cidade Operária, em São Luís, a técnica em segurança de trabalho é uma das trabalhadoras que conseguiu voltar ao mercado, após ser encaminhada pelo Governo do Estado, através do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

Na Semana do Trabalhador, acompanhamos a rotina de Sandla desde o horário que acorda até o início das suas atividades no local de trabalho. Durante o trajeto, ela nos relatou a alegria de estar de volta ao mercado e poder comemorar o 1º de maio com a certeza da renda que garante sustento para a família e a possibilidade de novas oportunidades.

“A autoestima vai lá pra cima por estar por trabalhando de novo, por poder estar voltando a trabalhar, por poder ajudar a família, poder atender aos pedidos dos filhos. Além disso, ainda ter a oportunidade de se capacitar também, ter um dinheirinho pra pagar um curso e se qualificar para poder permanecer no mercado de trabalho, porque, tão importante como voltar ao mercado, é permanecer”, conta.

Sandla relembra o dia em que recebeu a ligação do Sine, encaminhando-a para a entrevista que resultou na sua contratação e na conquista do emprego. “Você está parada, desempregada e de repente recebe uma ligação com a notícia de uma provável contratação, é maravilhoso!”, conta. Ela lembra e conta também que foi bem atendida na agência do Sine do Centro, onde recebeu orientação do setor de assistência social, passou por uma entrevista e recebeu a carta de encaminhamento para a entrevista na empresa.


Ao relembrar os passos até a tão sonhada conquista do emprego, a técnica em segurança do trabalho, ressalta as dificuldades pelas quais passa quem está desempregado. Ao mesmo tempo, Sandla destaca a importância do Sine para reverter esse quadro. “O mercado de trabalho está passando por uma abstinência de vagas para todas as áreas, em função da crise que deixou muitos profissionais parados”, comenta. “O Sine está fazendo esse trabalho de formiguinha, de procurar as vagas e chamando os profissionais cadastrados para aproveitar as oportunidades”, completa.

Toda empolgada, a trabalhadora diz que esse 1º de maio será diferente dos últimos três anos, quando não tinha o que comemorar. “Nesse Dia do Trabalhador vai ser bem melhor. Vai ser com salário no bolso, graças a Deus!, comemora. E finaliza com um desejo de que todos os maranhenses alcancem a mesma conquista que ela. “Um feliz dia do trabalho pra todos e que todos possam ter uma oportunidade como eu tive”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário