segunda-feira, 6 de maio de 2019

É inaceitável o corte de recursos em uma área importante como a educação, diz Weverton



O senador Weverton (PDT-MA) criticou o corte de 30% no orçamento geral das universidades públicas e institutos federais. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação na semana passada. De acordo com MEC, o contingenciamento de verbas chega ao montante de R$ 5,8 bilhões.

“É inaceitável o corte de recursos para as instituições de ensino superior. Não vamos sair da crise desestimulando o pensar”, ressaltou o parlamentar.

Líder da bancada do PDT no Senado, Weverton elogiou a iniciativa do partido de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Foi uma excelente iniciativa. O PDT não vai admitir um absurdo como esse. A justificativa dada pelo governo não tem sentido. O corte dos recursos é uma forma de tentar restringir a liberdade de pensamento”, afirmou o senador.

Inicialmente, o corte agora estendido para todas as instituições federais foi anunciado para apenas três universidades – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade de Brasília (UnB) –, que, segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, promoviam "balbúrdia".

“Eu gostaria de saber qual a definição técnica de balbúrdia que justifique um corte de 30% do orçamento anual. O contingenciamento desses recursos atinge despesas destinadas a custear gastos como água, luz, limpeza e bolsas de auxílio a estudantes”, explicou.

Para o senador, o governo não pode cortar recursos financeiros das faculdades para desestimular o pensamento livre e crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário