segunda-feira, 6 de maio de 2019

ELEIÇÃO NA UFMA: Natalino Salgado registra candidatura e mostra força










A corrida para a sucessão da reitora Nair Portela começou oficialmente hoje com a abertura do prazo para o registro de candidaturas aos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão. No Departamento de Protocolo e Arquivo da UFMA, enquanto a reitora ao lado de poucos auxiliares prestigiava o registro do seu candidato João de Deus Mendes, apoiadores do professor Natalino Salgado lotaram o hall do prédio conhecido como Castelão para acompanhá-lo no ato.


Entre professores, estudantes e técnicos, a candidatura de Natalino Salgado é recebida com entusiasmo tanto no Campus de São Luís como em outros do continente. Janine Quadros, estudante de engenharia agrícola de Chapadinha, diz que vai votar nele pelo histórico da sua obra. “Por tudo que ele fez no seu mandato, estou aqui para apoiá-lo e vou votar nele”. O estudante Valdson Marques, de Ciências Naturais, habilitação Biologia, de Codó, representante do colegiado de curso e líder estudantil, afirmou que vai votar em Natalino principalmente diante da conjuntura difícil que as universidades vivem atualmente. “Ele tem boa articulação política para buscar parcerias, veste a camisa da UFMA, a universidade está precisando disso”, disparou.
Líderes de entidades sindicais e representativas da UFMA também marcaram presença, como Arkley Bandeira, presidente do SindUFMA e professor do Campus de Pinheiro, e Ademar Sena de Carvalho, presidente do SINTEMA. Para o professor Antonio Carlos Leal, do Departamento de Oceanografia, presidente da ASSUMA, a administração de Natalino foi um diferencial para o crescimento da universidade. “Ao longo de 41 anos de docência posso assegurar que ele consolidou avanços que tornaram a UFMA uma universidade de ponta no cenário nordestino”.


Natalino Salgado foi reitor por dois mandatos (2007/2011 – 2011/20015) e deixou a UFMA como responsável pela maior expansão física de sua história e um programa de interiorização que a tornou uma universidade multicampi. Sobre disputar novamente a indicação para reitor, Natalino diz que sempre resistiu a ideia, mas acabou convencido. “Fui convocado por professores, técnicos, estudantes, sindicatos, associações, e representantes da sociedade civil organizada para colocar minha experiência a serviço de uma retomada de crescimento da nossa instituição”.
A consulta prévia à comunidade universitária para os cargos de reitor e vice-reitor está marcada para o dia 26 de junho. O mandato de Nair Portela acaba em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário