terça-feira, 7 de maio de 2019

Governo debate inserção de alunos da Uema no Programa Restaurante Popular


Reitor Gustavo Costa e secretário Márcio Honaiser debateram ampliação de programas para estudantes da Uema 

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Costa, reuniu-se, nesta quinta-feira (2), com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser. O objetivo foi debater sobre o Programa Restaurante Popular, que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

Na ocasião, o reitor apresentou os dados do Programa de Assistência Estudantil da Uema, que beneficia estudantes em condição de maior vulnerabilidade, por meio dos auxílios alimentação, moradia e creche, além da Bolsa Permanência.

Mesmo assim, segundo o reitor, há a necessidade de ampliar meios que assegurem a permanência dos alunos de condição econômica hipossuficiente nos cursos, evitando a evasão e a retenção. Nesse sentido, a Uema solicitou a inclusão de estudantes dos campi de Caxias e de Balsas, além dos estudantes dos cursos de História, Arquitetura e Urbanismo e Música, situados no Centro Histórico de São Luís, como cotistas dos Restaurantes Populares a serem implantados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) nessas localidades. Atualmente, o universo de alunos da Uema nesses locais é de aproximadamente 3 mil pessoas.

“O perfil econômico-social dos nossos estudantes, em sua maioria, exige uma política cada vez mais forte de assistência, que lhes permita iniciar e concluir seus cursos com o melhor aproveitamento acadêmico e dentro do tempo de integralização. Não podemos ignorar que muitos dos nossos alunos abandonam a universidade porque não tem como se alimentar entre os turnos do seu curso ou mesmo quando chegam no campus vindos de municípios vizinhos. Somente por meio de uma ação cooperativa entre entes do Estado, de parceria, de soma de esforços, será possível minimizar essa situação”, explicou o reitor.

O secretário Márcio Honaiser recebeu prontamente as demandas da Uema e manifestou plena compreensão sobre a realidade exposta pelo reitor. O secretário relatou os dados sobre os Restaurantes Populares em funcionamento e apresentou a projeção de implantação de novas unidades, o que está alinhado a um cronograma orçamentário-financeiro. Destacou, ainda, o esforço do Governo do Estado em atender um número sempre maior de pessoas por meio das ações de segurança alimentar e nutricional, mesmo diante de um contexto econômico adverso.

Reitor e secretário ajustaram então uma agenda de trabalho entre as equipes dos dois órgãos para iniciarem os estudos com vistas à realização dessa importante parceria em favor dos estudantes da Uema.

A reunião contou, também, com a presença do pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, professor Paulo Catunda, e do assessor de Relações Institucionais da Uema, José Oscar Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário