domingo, 30 de junho de 2019

Ciclo de Palestras “Os Tambores de São Luís em debate” retorna em agosto na Casa de Cultura Josué Montello



Ciclo de palestras será retomado em agosto (Foto: Divulgação).

O ciclo de palestras “Os Tambores de São Luís em debate”, iniciado no mês de junho, fará um pequeno intervalo no mês de férias, e volta em agosto com mais debates sobre aspectos marcantes da literatura montelliana. O evento faz parte da programação de lançamento da edição especial do livro “Os Tambores de São Luís”.

Até agora foram realizadas três palestras. A primeira, com o escritor José Neres, na abertura do evento. A segunda, com os integrantes do clube Poesia do Olhar que abordou a “Fotografia como memória e reflexão sobre o patrimônio cultural presente em Os Tambores de São Luís”.

A terceira palestra, realizada na última quinta-feira, 27, foi apresentada pelo professor, pesquisador e escritor Flaviano Menezes. Com o tema “Os Lugares de Memória de Josué Montello em Os Tambores de São Luís”, Flaviano contribuiu para o aprofundamento e melhor compreensão da obra-prima de Montello, para um público formado por estudantes, leitores e admiradores do grande escritor maranhense.

Para a escritora e jornalista Talita Guimarães, mediadora do ciclo, a experiência tem possibilitado conhecer um pouco mais das relações do escritor Josué Montello com São Luís.

“A palestra do professor Flaviano Menezes nos trouxe sua rica pesquisa sobre as representações literárias dos laços afetivos de indivíduos com suas residências, mostrando que é possível redescobrir uma antiga São Luís através destes locais particulares, que constituem também lugares de memória”, explicou.

“Por meio de trechos do livro e fotos comparativas entre a São Luís do período colonial e a capital atual, Flaviano nos levou por um passeio histórico pela cidade que Damião caminhou formando sua complexa identidade. Do imponente Palácio das Luzes, residência da lendária Ana Jansen, à acolhedora meia-morada da adorável Genoveva Pia, passando pelo casarão da cruel Baronesa de Grajaú e o sobrado do promotor Celso Magalhães”, complementou Talita.

Ciclo de palestras será retomado em agosto 

O livro “Os Tambores de São Luís” encontrava-se esgotado desde 1996. A nova edição foi realizada pela Casa do Autor Maranhense, com coordenação do escritor Wilson Marques e Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello, com patrocínio da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Joseane Souza informou que a rodada de palestras em agosto acontecerá sempre às 15h, com entrada franca, no auditório da Casa, na Rua das Hortas, 327, centro de São Luís.

“Fica o convite para esse evento que é tão importante para a o debate não só desse clássico da obra de Montello mas da literatura maranhense”, enfatizou Joseane.

Na Casa de Cultura José Montello, equipamento cultural vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), também está exposta a mostra fotográfica “A São Luís de Josué Montello em Os Tambores de São Luís”, assinada pelo fotógrafo Edgar Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário