terça-feira, 11 de junho de 2019

Comunidade acadêmica confirma que UFMA necessita de mudanças



Nesta segunda-feira, 10, pela manhã, o professor Natalino Salgado visitou o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), oportunidade em que conversou com estudantes, servidores e professores dos diversos cursos que compõem o Centro. Entre todos, a necessidade de mudança foi a temática central.

As estudantes de Química Industrial, integrantes do Diretório Acadêmico do curso, Larissa Farias e Thércia Gabriela, enfatizaram que a atual configuração da Universidade, no que se refere a estrutura física, de equipamentos e suporte estudantil, está incompatível com o que se necessita. “Estamos insatisfeitos e essa insatisfação está sendo considerada na nossa escolha para novo reitor”, disse Larissa.

Na assembleia dos professores do Departamento de Informática, quando os candidatos a reitor foram convidados a apresentarem suas propostas, Natalino Salgado enfatizou que mudar a atual situação da Universidade Federal do Maranhão foi um dos grandes motivos que o fez aceitar o desafio da disputa a reitor. “É fundamental que se trabalhe para melhorar os processos acadêmicos, dar a estes eficiência para que atendem às demandas em todas as dimensões acadêmicas”, disse.

Segundo o candidato, a UFMA encontra-se, atualmente, em uma situação delicada, o que se agrava diante do cenário educacional complexo em que se vive. “Se algo não for feito logo, a Universidade vai entrar em colapso”, alertou.

Novas tecnologias

Natalino Salgado tratou sobre a demanda na adoção de energia alternativa na UFMA. De acordo com ele, hoje o gasto com o fornecimento e, mesmo assim, há riscos de quedas que podem comprometer os equipamentos da Instituição. “No Hospital Universitário estamos adotando, com sucesso, um tipo de sistema de energia alternativa, que pode e deve ser utilizada aqui no campus”, garantiu. 

Outro ponto destacado pelo candidato foi o de colocar o empreendedorismo em parceria com a inovação. “Incentivar projetos como o Jovem Cientista, para que a universidade tenha mais destaque em rankings nacionais de educação e, assim, se tornar uma referência em pesquisa”.

Natalino Salgado garantiu que, eleito, irá manter o diálogo com o corpo universitário. “Para que possamos adotar ações que atendam às necessidades da Universidade e possamos retomar o crescimento da UFMA, como um todo”, finalizou o candidato.

Pela tarde, o candidato seguiu sua agenda de campanha no campus em São Luís. Iniciou participando do lançamento da candidatura a vice-Reitoria do professor Eduardo Batista, do curso de Farmácia, na qual reiterou seu compromisso de concluir as obras paralisadas pela atual gestão. Natalino e sua equipe de campanha seguiu ainda dialogando com estudantes e professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, detendo-se mais de maneira prolongada no curso de Fisiologia, concluindo a agenda no Centro de Ciências Humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário